Comportamento

Meu dia de noivo

Agora, os homens também se entregam aos rituais de beleza no salão horas antes do casamento

Meu dia de noivo

A noiva sempre foi a estrela dos casamentos. O grande dia começava logo cedo, muito antes da entrada triunfal na igreja, com uma série de rituais de beleza, batizada de Dia da Noiva, para deixá-la linda e deslumbrante no altar. Enquanto isso, os noivos curtiam os últimos momentos de solteirice com os amigos e, em menos de uma hora, aprontavam-se para o evento. Isso é coisa do passado. Seguindo os passos das futuras esposas, os rapazes agora também têm o seu dia de príncipe, com direito a paparicos e tratamento estético de luxo. Horas antes da troca de alianças, eles se entregam às sessões de massagem, máscaras, manicure e banhos relaxantes. Assim como as noivas, eles agora podem desfrutar também do Dia do Noivo.

A maratona começa na semana anterior ao casamento, quando eles se submetem a sessões de hidratação e corte nos cabelos, e esfoliação e hidratação dos pés. Na data especial, o tratamento vip garante um dia de rei. “Em casa, a gente fica ansioso e na expectativa da cerimônia. No salão, a gente relaxa e se diverte”, comenta o advogado Rodrigo Peres, 34 anos, que se casou no sábado 27 e experimentou a novidade no salão JJ Cabeleireiros, um dos pioneiros em São Paulo no serviço, onde o pacote custa R$ 940. O produtor de eventos Rodrigo Águida, 26 anos, soube pelo grupo de amigos que exista o Dia do Noivo e, um pouco apreensivo, resolveu testar o serviço no salão Beauty Self, na capital paulista. “No início, achava que era coisa de mulher”, contou ele. Ao chegar ao salão, Águida foi recepcionado com um farto café da manhã, massagem com música ambiente, banho com sais e um almoço de salada e frango grelhado. Depois, sessões de massagem no cabelo e cremes. “Você vira a estrela do dia. Recomendei a todos os meus amigos. É ótimo para aliviar a tensão”, diz.
Para alguns noivos, a preparação estética começa meses antes da cerimônia. O coordenador de operação Anderson Massante, 30 anos, vai casar em abril de 2009, mas já iniciou a primeira das quatro sessões de depilação a laser na clínica Skin Teck, especializada no tratamento para noivos. “Os homens temem ‘pagar mico’ e a sensação de dor, mas isso não existe. Fazer uma tatuagem dói muito mais”, afirma o rapaz, que está ansioso pela aprovação da noiva ao ombro e costas sem pêlos. “Antes do casamento, pretendo fazer sessões de peeling e, claro, o Dia do Noivo.” Quando disse aos amigos que faria depilação a laser, Anderson foi alvo de gozação. Mesmo assim, está empenhado em convencer os amigos a aderir. “Ou me consagro ou destruo a minha reputação entre eles”, divertese Anderson, que acompanha a noiva na escolha de cada detalhe da cerimônia. “Acho que não há nada de errado no fato de o homem querer melhorar cada vez mais a sua imagem e estar impecável para a sua mulher”, diz.

i66994.jpg

Nos bastidores da preparação, vários noivos se reúnem no salão de beleza, onde amizades começam. “Noivos, padrinhos e familiares se conhecem aqui e ficam amigos. Marcam viagens, jogam baralho, assistem à tevê, falam de futebol e dos detalhes da cerimônia. É um dia divertido”, comenta Augusto Castro, responsável pelo Dia do Noivo no JJ Cabeleireiros, que reúne, em média, 20 homens a cada fim de semana. Segundo ele, um dos espaços do salão será transformado em um pub, com bebidas e charutos, um ambiente tipicamente masculino. “Há 11 anos, era um noivo para cada dez noivas. Eles só faziam a barba e cortavam o cabelo. Hoje, os serviços são diversos e a proporção é de oito homens para 10 mulheres”, conta.
O interesse dos homens pela festa de casamento é uma realidade. No ano passado, a Expo Noivas & Festas, a maior feira do setor, tinha apenas um expositor do Dia do Noivo. Na última edição, que acaba de acontecer, seis expositores ofereceram o serviço. “Há 11 anos, o evento era repleto de mulheres. Hoje, elas vão acompanhadas dos noivos, que fazem questão de opinar sobre cada detalhe da cerimônia”, afirma Mônica Freitas, organizadora do evento.

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Cantora Patricia Marx se assume lésbica aos 46 anos de idade
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior