Novo boletim médico divulgado neste domingo às 17h30 sobre o estado de saúde de Pelé informa que ele mantém boa evolução clínica e permanece sob cuidados na unidade de terapia intensiva. O astro foi desligado da máquina de suporte renal (hemodiálise) neste domingo. O informe do Hospital Israelita Albert Einstein afirma que ele continua lúcido e estável do ponto de vista hemodinâmico e respiratório.

pele2.jpg

 

Pelé está no quarto 509A da Unidade de Terapia  Intensiva, no quinto andar. Há um grande aviso de proibida a entrada colado do lado esquerdo da porta do quarto. Mas é possível ouvir a voz forte do ex-jogador através da porta. 

O ex-jogador está internado desde a última segunda-feira (24). Exames feitos para avaliar sua recuperação de uma cirurgia de retirada de pedras no rim esquerdo, realizada dia 13 deste mês, revelaram uma forte infecção. O fato preocupou os médicos ainda mais porque Pelé não tem o rim direito, extraído no final de sua estadia como jogador do Cosmos, nos Estados Unidos, entre 1975 e 1977. Circula entre médicos a informação de que o motivo da remoção do rim teria sido um câncer renal. Jornais brasileiros publicaram recentemente a suspeita, mas até agora ninguém próximo ao astro do futebol confirmou ou desmentiu a informação.

Dico, como o ex-jogador é conhecido em família, disse à mãe, Dona Celeste, que quer sair do hospital para comer feijoada. Durante a semana, foi visitado pela namorada Márcia Aoki e pela filha mais velha, a fisioterapeuta Flávia Kurtz, 44 anos. Ambos assumiram o parentesco publicamente em 2002.  

No sábado 29, Pelé foi visitado pelo filho Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, ex-goleiro do Santos. Ao deixar o hospital, Edinho disse aos jornalistas que o pai está bem e que está “está louco para ir para casa e voltar à rotina normal.” Contou também que Pelé se acalmou depois que os médicos o autorizaram a usar o celular e o violão.”

O filho do rei foi condenado em maio deste ano por lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas a 33 anos e quatro meses de prisão. Ele respondia em liberdade, mas sua prisão poderia ser decretada a qualquer momento. Por isso,tinha o compromisso de comparecer mensalmente ao Fórum da Praia Grande para registrar sua rotina.

Na terça-feira (18), quando chegou ao local, Edinho foi detido devido à expedição de uma ordem de captura determinando que aguardassse preso uma decisão da Justiça ou seu encaminhamento a um presídio. Foi libertado no dia seguinte, graças a um habeas corpus pedido por seus advogados. O episódio teria deixado Pelé muito abalado.