Stock Photos

Só para mulheres

Nova esperança contra a herpes genital. Cientistas da Universidade de Utah (EUA) desenvolveram a primeira vacina para prevenir a doença sexualmente transmissível, que pode levar ao câncer de colo do útero. Por enquanto a terapia, em fase de aprovação, só funciona em mulheres e provavelmente será liberada para adolescentes. Até agora, nenhuma vacina havia mostrado essa propriedade.

……………………………………………………………………………………………………..


 

Stock Photos

Genes assanhados

Quando nenhum recurso reduz a agitação e impulsividade de crianças e adolescentes, a explicação pode estar nos genes. Estudo da Universidade de Los Angeles mostra que o aparecimento da hiperatividade estaria ligado às mutações do gene DRD4, situado em área cerebral ligada à memória. Crianças com essas alterações genéticas têm 40% mais chances de manifestar o problema.

……………………………………………………………………………………………………..

 


Ação limitada

Cientistas de Londres descobriram que antiinflamatórios da família da aspirina podem limitar a ação da proteína COX2, que ajuda a propagar o câncer de próstata. Mas os médicos ainda não recomendam esse tratamento. Eles aguardam mais estudos a respeito da atuação da droga.

……………………………………………………………………………………………………..


Pitada de laranja

Pesquisa da American Heart Association indica que a vitamina C tem potencial para neutralizar os efeitos de moléculas tóxicas que penetram no organismo devido ao consumo do cigarro. Isso explicaria por que os fumantes inveterados que vivem na costa do Mediterrâneo têm baixos índices de doenças cardíacas provocadas pelo tabagismo. Eles comem muita laranja e outras frutas ricas em vitamina C.

 

……………………………………………………………………………………………………..

 
Menos comprimidos

Duas novas drogas prometem fechar mais o cerco ao HIV, o vírus da aids. Pesquisas divulgadas na semana passada no Canadá sugerem que o BMS 232632 e o Tenofovir – duas classes de remédio – são eficazes no controle de multiplicação viral, com a vantagem de poderem ser tomados apenas uma vez ao dia. Assim, facilita-se o tratamento. Mais uma boa notícia: o Kaletra, outro medicamento contra o HIV, foi liberado pelo FDA para crianças a partir de seis meses. É o primeiro de sua categoria a oferecer essa vantagem.

……………………………………………………………………………………………………..

Febre reumática

Tenho febre reumática e para combatê-la uso injeções de benzetacil. Como ocorre o contágio? Há outros tratamentos?
Ana Paula Gomes, Fortaleza – CE

A doença atinge pessoas geneticamente predispostas, após infecção da faringe por uma bactéria. O contágio acontece devido a uma queda da resistência imunológica. A febre reumática pode deixar sequelas no coração. Toda vez que o paciente contrai uma infecção de garganta, há risco de desenvolver lesão cardíaca ou agravar a pré-existente. O tratamento é feito com penicilina V oral e eritromicina. Além da injeção de benzetacil, que não causa efeitos colaterais.
Herbert Kajiura, reumatologista do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Sarda

Tenho 15 anos e estou cheia de sardas no rosto. O que causa o seu surgimento? Que cuidados devo tomar? Existe tratamento para acabar com elas?
Vichânia Veiga Leão,
Rio Maria – PA

As sardas surgem entre os seis e os 16 anos. Em geral após exposição ao sol, principalmente se houver queimadura. São mais frequentes nos indivíduos de pele, cabelos e olhos claros. Um dos cuidados preventivos é o uso diário de protetores solares. O filtro deve ser aplicado de 30 a 40 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado após intervalos de 90 a 120 minutos. Isso não dispensa outras recomendações como selecionar o horário de exposição e usar vestimentas adequadas. Qualquer tentativa de tratamento deve ser analisada pelo dermatologista.
Sérgio Talarico, dermatologista