Darcio de Jesus
Para seduzir, a máquina vem com mini-escritório munido de fax, DVD, frigobar e emblemas de ouro nas portas

Foi-se o tempo em que automóveis serviam apenas para locomoção. Uma parceria entre a Volvo, montadora de automóveis sueca, e a Daslu, grife de roupas preferida de dez entre dez ricos e famosos, mostra que a relação “carro-motorista” está mudando. Pelo menos para quem tem bolsos abastados. Juntas, as duas marcas trouxeram para o Brasil um veículo que é uma casa ambulante de luxo, o Volvo S80 Executive série “D”(de Daslu). Para se ter uma idéia do requinte, entre os itens de série figuram fax, frigobar, televisão e DVD. Sem falar dos acessórios em couro que a Daslu desenvolveu especialmente para a Volvo: porta-documentos, porta-lenços e porta-manuais. No porta-malas, o brinde: um enorme guarda-chuva estampado com“Ds”. O carro custa a ninharia de R$ 290 mil. Por esse preço, ele tem mesmo que agradar aos clientes nos mínimos detalhes.

A preocupação é satisfazer aos exigentes consumidores das empresas, na sua maioria de classe AA. “Quem compra na Daslu não tem apenas dinheiro, mas estilo, bom gosto e qualidade”, justifica Celso Carvalho, gerente de marketing da Volvo Car do Brasil. Dos dez carros que a empresa lançou em São Paulo no mês passado, já foram vendidos sete. A edição é limitada, mas se a demanda aumentar mais carros podem chegar ao País. Nos Estados Unidos e na Europa, ele está no mercado há mais de um ano, com o mesmo preço.

A parceria das marcas nasceu de um bate-papo informal entre a diretoria da Volvo e a dona da Daslu, Eliana Tranchesi. “ Acabava de trocar minha Mercedes por um Volvo S80 e imaginei como ele seria se tivesse ‘um dedo’ da Daslu”, recorda Eliana. Luxo é pouco. Além dos acessórios de couro, a stylist bolou detalhes em madeira no painel e emblemas folheados a ouro do lado de fora das portas laterais traseiras. Se o carro for estacionado nas ruas de São Paulo, vai deixar os ladrões com coceira nas mãos. A propósito: ele é blindado.