Renato Velasco
Lopes quer reunir mil fotografias em livro. Giovana: pele lisa e macia com três massageadores e poderosas

Eles estão por toda a parte, em contracapa de CD, sites, fotos. Objeto de desejo – ou poder –, fetiche que encantou escritores como Dostoievsky e Sartre, os pés ganharam status. São adornados com jóias, paparicados com banhos de pétalas de flores, tratados com acupuntura. Também servem de tema para livros e alimentam apaixonadas discussões na internet. O escritor curitibano Giuliano Moretti, autor de Tesão por pés – a realidade de um gosto excêntrico, mostra que os pés podem apimentar a relação sexual e sugere posições onde eles desempenham papel fundamental. “No cérebro masculino, a área relacionada ao pênis é adjacente à dos pés”, garante.

Renato Velasco

O fotógrafo Rodrigo Lopes já fez mais de mil fotos de pés e pretende editar um livro. “Henfil achava que órgão sexual fosse o pé e não uma coisa cabeluda”, lembra o fotógrafo. Fascinado por pés desde criancinha, Lopes quase perdeu uma namorada ao confessar sua paixão secreta. “Ela ficou tão assustada que não me deixava chegar perto.”

As mulheres confirmam a tara. “Quando boto uma sandália, me sinto poderosa. Os homens ficam fascinados ”, atesta a modelo Giovana Priolli. Ela não se descuida. “Uso três massageadores para deixar os pés lisos e macios”, conta. Além das sandálias, outro adorno promete mexer com o imaginário masculino neste verão: anéis para os dedos dos pés. A H.Stern lançou jóias em ouro fosco. Já a estilista Teresa Xavier investiu em materiais alternativos, como palha e pedras coloridas.

Para sorte dos podólatras, manter pés bonitos está cada vez mais fácil. Na Kanguendô Spa, na Barra da Tijuca, zona nobre da cidade, os cuidados incluem massagem, banho de parafina, acupuntura com agulhas de ouro e um sensualíssimo banho de pétalas de flores num ofurô – banheira japonesa de madeira.

Renato Velasco
Anéis: Em ouro fosco, incendeiam o imaginário masculino

Os homens também aderem à moda. O empresário Vittorio del Gatto faz sessões de shiatsu para o pé, hidratação e usa até uma bota térmica para esfoliar a pele. “Gosto de usar sandálias e fico orgulhoso se recebo elogios”, diz Vittorio. Quando se trata de pés, no entanto, o gosto pode ser uma coisa, assim, sem pé nem cabeça. Na internet, há histórias de podólatras apaixonados por joanetes e calos. Alguns são vidrados por chulé. O poeta Glauco Mattoso, por exemplo, chegou a escrever um livro sobre o odor dos pés femininos. Mistérios do fetiche.