A internet revolucionou costumes e trouxe significativo proveito para a sociedade. Isso é verdade. Mas a reportagem assinada por Valéria Propato, subeditora de Ciência & Tecnologia, revela que a rede também é usada para fins menos nobres, como a farta disseminação de vírus letais em computadores e boatos tão incríveis como aquele sobre a televisão que implodiu e engoliu um garotinho.

Outro caso que parece enredo de ficção científica, mas acontece em uma cidade brasileira. Produzida por Madi Rodrigues, da editoria de Brasil, a reportagem “O caramujo assassino” mostra os estragos provocados por uma voraz lesma em Iguape, cidade do litoral sul de São Paulo. Achatina fulica é o nome científico do caramujo gigante africano, um monstrengo de cerca de 15 centímetros e 200 gramas. A população vem se mobilizando contra o molusco que devasta as bananeiras da cidade.

Em outra região do País, o presidente do Congresso Nacional, senador Jader Barbalho, será ouvido pelo delegado da Polícia Federal Luiz Fernando Ayres Machado na próxima semana, em Belém do Pará. Leia a reportagem do editor especial Mino Pedrosa.