AROEIRA/O DIA

…………………………………………………………………………………

Outra operação abafa

Tudo caminha para a CPI do Narcotráfico virar um grande fiasco. Depois de ganhar notoriedade com suas investigações, a comissão pode acabar desmoralizada. O deputado Magno Malta, presidente da CPI, está empenhado em aliviar o relatório final sobre o crime organizado no seu Estado, o Espírito Santo. Quer deixar de fora, entre outros, os amigos do ex-ministro Élcio Álvares. A bandidagem capixaba, que já estava comemorando a mãozinha de Malta, também soltou foguete com a decisão do juiz da 4ª Vara Criminal de Cariacica, José Rodrigues Pinheiro, que mandou quebrar o sigilo das ligações para o Disque-Denúncia local. Se isso de fato ocorrer, mais gente vai entrar na mira da pistolagem. Quem também tem o que festejar com os novos rumos da CPI é o deputado Augusto Farias: o deputado Robson Tuma parece ter perdido todo o interesse em propor a cassação do colega, depois que ele próprio se viu envolvido com o esquema do juiz Nicolau.
…………………………………………………………………………………

Espírito de corpo

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Aloysio Nunes Ferreira, não se incomodou com seu antecessor, Eduardo Jorge, por ter mantido um pé no gabinete mesmo quando fora do governo. Questionado sobre o fato de uma de suas secretárias ter continuado trabalhando para EJ, Aloysio resolveu calar sobre o assunto. E ainda mandou um aviso ao Ministério Público: não gostou da forma dura com que ela foi tratada pelas procuradoras. Da próxima vez os pedidos do MP não serão prontamente atendidos.

…………………………………………………………………………………

Notícias de Canindé

A pequena cidade de Canindé, no interior do Ceará, vai entrar para a história. O juiz da Comarca concedeu ao prefeito Ximenez Filho direito de resposta, por 15 minutos, no sermão de domingo do padre da matriz de São Francisco. É que Frei Carlos havia alertado os devotos para não votarem em corruptos. Como o prefeito esteve oito meses afastado do cargo por envolvimento no escândalo do Fundef, ele vestiu a carapuça e entrou na Justiça. Deu no que deu.

…………………………………………………………………………………

Tiro pela culatra

Instituto de pesquisas via internet, o site Diga-me.com.br que pertence ao ex-guru do Palácio do Planalto Antônio Lavareda, quis saber se a população aprovou a decisão de FHC de paralisar 152 obras espalhadas pelo País sob denúncias de irregularidades. Pois bem, 52% dos internautas responderam que não concordam com a idéia. Querem os corruptos punidos, mas não aceitam que a população seja prejudicada.

………………………………………………………………………………..

Vai-se outra sombra

Caiu mais um amigo do ex-ministro Eduardo Jorge Caldas Pereira. Trata-se de Manoel Pinto, diretor da seguradora do Banco do Brasil. Ele foi secretário-executivo do BB na época em que o bancão oficial se enrolou no caso Encol. Também meteu os pés pelas mãos, junto com o ex-ministro, no escândalo do vazamento da lista de deputados do PPB que deviam ao Banco do Brasil. O governo quer apagar todas as sombras do “Sombra”.

……………………………………………………………………………….

Frase

* “O Luxemburgo é um verdadeiro paraíso fiscal’’
Do deputado João Herrmann Neto (PPS-SP), lembrando que
Wanderley Luxemburgo deixou o PPS para votar em Paulo Maluf

…………………………………………………………………………………

Rápidas

* Ciro Gomes foi convidado pelo ex-governador do Rio, o tucano Marcello Alencar, para fazer campanha na Baixada Fluminense. Nem precisa dizer o quanto isso irritou a FHC.

* A Receita e a PF investigam uma quadrilha de atravessadores de fio de tecelagem em Seridó (RN). Seria ligada a um grupo de políticos locais apelidados de “macacos”.

* Prefeita de Maceió, Kátia Born espalhou pela cidade uma rede de postes para estação de TV a cabo. Ao lado dos postes elétricos. Isso mesmo: um poste ao lado do outro.