O portal espanhol de acesso à internet Terra Networks, subsidiária do grupo Telefónica de España, e a Editora Três anunciaram semana passada uma aliança estratégica entre as duas empresas. Pelo acordo, o portal terá a exclusividade na veiculação do conteúdo jornalístico produzido pelas revistas ISTOÉ, ISTOÉ Gente, Dinheiro, Planeta e Água na boca. Terá também exclusividade sobre o conteúdo produzido pela divisão de Internet da editora, a ISTOÉ Online. A parceria acertada valerá pelos próximos dez anos e prevê ainda o desenvolvimento conjunto de novos produtos para a rede virtual de computadores.

Alex Soletto
"Novos produtos virão brevemente", diz Carlos Alzugaray

Desde 1996 a Editora Três está presente na internet. A primeira iniciativa, a versão eletrônica da revista ISTOÉ, estreou na rede de computadores no mês de abril daquele ano e foi a primeira revista semanal de informação online. Aos poucos as demais publicações da editora também passaram a contar com suas versões eletrônicas, e hoje disputam a liderança no segmento de revistas do mercado brasileiro. No caso da ISTOÉ, por exemplo, o site da revista é visitado diariamente por nove mil pessoas em média, de acordo com os números apurados no mês de julho pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC). “A viabilização deste acordo representa uma nova etapa em nossa relação com o portal Terra. Com certeza irá potencializar a presença das nossas publicações na internet”, diz Domingo Alzugaray, presidente da Editora Três. Para a diretora-executiva do Terra Networks no Brasil, Silvia de Jesus, a parceria terá o efeito de dificultar a entrada de novos portais no Brasil. “Nós sabemos que o público brasileiro procura na internet o conteúdo de marcas que ele considera confiável. E este acordo reafirma o compromisso do Terra em oferecer o melhor conteúdo da internet brasileira”, diz ela.

Para Silvia de Jesus, do Terra, o acordo dificulta a entrada de novos concorrentes

Novos produtos – A parceria entre as duas empresas, entretanto, não deverá ficar restrita ao conteúdo jornalístico, de acordo com o diretor de marketing da Editora Três, Carlos Alzugaray. “Em breve, estaremos lançando novos produtos que irão extrapolar a cessão de direitos autorais. Mas sem dúvida é muito importante o fato de que nossas publicações estarão numa vitrine espetacular”, afirma ele.
O Terra Networks conta atualmente com 600 mil assinantes pagos no mercado brasileiro. Mensalmente seu portal contabiliza 600 milhões de páginas acessadas por internautas brasileiros. Na Bolsa americana Nasdaq, especializada em ações de empresas de tecnologia e informação, o Terra está avaliado em US$ 12 bilhões. Presente em 15 países, a empresa espanhola participou, em maio deste ano, de um dos grandes lances do mercado mundial de internet, adquirindo por US$ 8,8 bilhões o portal de acesso Lycos, o terceiro do mercado americano. O processo de aquisição deverá estar finalizado até o final do ano, depois de aprovado pelas autoridades econômicas americanas.

Em maio de 1997, os sites da Editora Três mudaram de endereço e passaram a ser acessados pelo portal Zaz, adquirido posteriormente pelo Terra. Peter Moon, diretor de conteúdo da ISTOÉ Online, diz que a mudança representou um salto na audiência. “Quando trocamos o UOL pelo Terra, o número de acessos deu um salto de 20% em apenas um mês. Desde então, não paramos mais de crescer”, afirma Moon. Tanto as revistas como o conteúdo produzido pela ISTOÉ Online podem ser acessados pelo endereço eletrônico www.terra.com.br.