Não há escapatória. No próximo verão, todas as vitrines irão exibir vestidos e blusas com decotes generosos nas costas. Para incrementar a tendência, várias grifes criaram jóias com destaques que escorregam pela parte de trás do corpo. Algumas estilistas, como a carioca Karin Cagy, da Fabricatto, foram mais longe e adaptaram alguns fetiches como coleiras de tecido ou de correntes com penduricalhos para serem usados na parte de trás das peças. Para adornar a pele, também entram na moda as tatuagens com pedrinhas de cristal, importadas da Áustria pela empresa Swarovski. Elas são feitas em adesivo transparente e não soltam na água. “Alguns motivos são especiais para as costas, com pedras de várias cores”, diz.

Andrei Costa
O charme do vestido Mari Zaide se completa com a tatuagem de cristal (R$ 35)

O apelo será grande, mas vale lembrar que essa moda requer alguns cuidados. Frente única com sutiã, jamais, nem mesmo aqueles de alça siliconada: “Nada a ver!”, adverte a carioca Mari Zaid, da grife que leva seu nome. Mas ela lembra que existem alguns artifícios para facilitar a vida das mulheres. “Pode-se colocar uma entretela, que deixa a parte da frente mais segura”, diz. Outro recurso é usar sutiã sem alças, mas, nesse caso, o decote nas costas não poderá ser muito ousado. Nenhum problema. Ombros de fora já são garantia suficiente de sensualidade.

As joalherias prometem usar e abusar dessa moda. A estilista Tereza Xavier, que adota uma linha mais étnica, sugere longo colar em pedras azul-escuro, com pequenas flores de ouro e detalhes de brilhantinhos. O tamanho do colar pode ser regulado de acordo com a profundidade do decote nas costas. A joalheria H.Stern investe em ouro de tons variados e pequenos brilhantes, em conjuntos de brincos, anel e colar com pedras que caem como gotas decote afora. A grife Cartier oferece opção mais clássica de colares com bolinhas penduradas. Todas as peças devem ser usadas com cabelos presos ou cortados na nuca.

Andrei Costa
O requinte do colar de pingente da Cartier
(R$ 15 mil). O vestido
é da Mariazinha

O brilho não está presente apenas nas jóias: os tecidos ganham miçangas e paetês, fios de lurex ou tonalidades mais foscas. São leves como musseline, cetim com lycra, seda pura, tudo muito feminino. As cores vão percorrer tonalidades de rosa, roxo, lilás, verde, azul-turquesa, violeta e o tom de pele, em nuances de metal como bronze. Na boutique Mariazinha, no Rio, o tricô puro e com lurex serão apresentados em versão industrializada e artesanal. A estilista da grife, Mara Mac Dowell, também desenhou modelos com flores de tecido que escorregam pelas costas.

Cabelos e maquiagem: Edson Morales. Modelo: Danielle Tagiaferro – Agência Elite. Produção: Isa Goldberg