As inscrições para a 2ª edição do prêmio já estão abertas. Saiba como participar: https://www.empresasmaisconscientes.com.br/

Oitava maior empresa de alimentos do mundo em valor de mercado e quinta maior empregadora do Brasil, a BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, é uma gigante que sabe o tamanho do impacto que causa por onde passa. Por isso, a preocupação com o meio ambiente não é de agora. Seguindo um programa de excelência energética, criado nos anos 90, a companhia consome hoje 97% de energia vinda de fontes renováveis – a maior parte da biomassa. “Para uma empresa que quer se manter grande, é fundamental se colocar de maneira positiva e intensa tanto nas agendas de meio ambiente quanto nas sociais”, diz Marcos Jank, diretor global de assuntos corporativos e presidente do Instituto BRF.

abre.jpg
APORTE NO MEIO AMBIENTE
Marcos Jank, da BRF: investimento de R$ 52 milhões em projetos-piloto

Altamente dependente de recursos naturais, a BRF chegou a desenvolver um sistema de tratamento hídrico para não onerar nem depender do sistema público. “Captamos muita água, mas também devolvemos uma quantidade enorme ao meio ambiente”, afirma Luciana Ueda, gerente-executiva de sustentabilidade. No ano passado, a BRF captou 63 milhões de metros cúbicos de água, dos quais 90% foram devolvidos. No mesmo período, graças à aplicação de políticas de reúso, diminuição de consumo e soluções tecnológicas, a empresa economizou 1,3 bilhão de litros e reutilizou 16 bilhões de litros. E isso é resultado da implementação de projetos-piloto que surgem dos próprios funcionários, incentivados a fazer trabalhos voluntários e a propor ideias sustentáveis, nas quais a empresa investiu R$ 52 milhões só em 2013. Uma dessas ideias está em desenvolvimento no Morro dos Prazeres, favela do Rio de Janeiro.

IEpag18a32_ganhadores-7.jpg

O projeto “Reciclação” promove a geração de renda por meio da reciclagem de resíduos, além de estimular a conscientização dos moradores da comunidade em relação ao descarte do lixo. Em cidades como Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, em Mato Grosso, a companhia trabalha junto às prefeituras com ações nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, esportes e música, para preparar o poder público para o crescimento que vem acompanhado da instalação das fábricas, com a atração de novas indústrias e a migração de trabalhadores. “Nosso peso nesses lugares não é só econômico”, completa Jank.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias