As inscrições para a 2ª edição do prêmio já estão abertas. Saiba como participar: https://www.empresasmaisconscientes.com.br/

Um processo de avaliação criterioso, já testado e totalmente conectado com as práticas que diferenciam a gestão das empresas mais conscientes de suas responsabilidades no presente e no futuro. Foi com esse cuidado que o Prêmio ISTOÉ As Empresas Mais Conscientes do Brasil estabeleceu a parceria com o Sistema B para adotar o B Impact Assessment (Levantamento de Impacto B) como modelo padrão para a análise das empresas candidatas.

abre.jpg

Presente no Brasil há cerca de um ano, o Sistema B é uma organização que estimula e identifica por meio de certificação as empresas que oferecem benefícios à sociedade que vão além do lucro. Para tanto, utiliza um modelo de avaliação, o B Impact Assessment, criado pelo seu par nos Estados Unidos, o B Lab. Aplicado em milhares de empresas em quase 40 países, o sistema monta questionários online de acordo com o tamanho, a região e o setor de atuação de cada empresa, gerando em torno de 150 perguntas customizadas, que englobam cinco áreas: governança, relações com trabalhadores, relações com comunidade, meio ambiente e modelo de negócios de impacto. As respostas geram uma pontuação de 0 a 200 pontos, fornecida automaticamente.

Atraídas a partir da ampla divulgação nas revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e Planeta, as empresas candidatas se inscreveram voluntariamente no Prêmio (sem necessidade de qualquer convite ou senha), acessando diretamente o site www.empresasmaisconscientes.com.br. Para dar apoio às inscrições, foram realizados dois webinars, que permitiram a resolução das dúvidas no preenchimento dos questionários. Além disso, um canal de atendimento esteve sempre disponível durante todo o processo de inscrição.

Entre as empresas pequenas, médias e grandes, aquelas que preencheram pelo menos 95% do questionário foram consideradas aptas a concorrer.

As respostas geraram uma pontuação preliminar, que foi submetida ao Conselho Consultivo do Prêmio, formado por especialistas e executivos da Editora Três. Com o apoio técnico da equipe do Sistema B, o Conselho tomou conhecimento dos resultados e decidiu que todas as empresas com chances de vitória em alguma das categorias deveriam passar para a etapa final de avaliação: a revisão técnica realizada diretamente pelo B Lab. Por meio de uma entrevista, um especialista tira dúvidas sobre as respostas e ajusta aquelas que por ventura tiveram algum desvio de interpretação. Assim, a pontuação final fica isenta de distorções, passíveis de acontecer em uma primeira experiência de resposta ao extenso questionário.

Somente a própria empresa pode acessar seu questionário e conhecer sua pontuação final. Vale destacar que essa análise é um valioso mapeamento das fortalezas e das oportunidades de melhoria para as companhias orientarem seus esforços na direção de um modelo de negócios mais consciente dos impactos e benefícios gerados à sociedade.

Por fim, de posse da pontuação final de todas as empresas, o Conselho Consultivo voltou a se reunir para fazer a última avaliação dos resultados, verificando sobretudo se havia algum tipo de incoerência entre as empresas selecionadas e o propósito da premiação. Constatada a ausência de qualquer risco evidente dessa natureza, o Conselho decidiu, entre os três ganhadores das categorias Empresas Grandes, Médias e Pequenas, o grande vencedor do Prêmio IstoÉ As Empresas Mais Conscientes do Brasil.