Passar a noite ao lado da janela com um binóculo apontado para o prédio vizinho já não tem a graça de antigamente. O voyeur moderno prefere penetrar em apartamentos de desconhecidos e observá-los através da tela do computador. Xeretar o dia-a-dia dos outros é algo polêmico. No entanto, há diversos sites brasileiros investindo no filão dos e-curiosos, público capaz de permanecer horas seguidas acompanhando a vida alheia em frente ao monitor. Para quem busca cenas íntimas, semelhanças com seu próprio cotidiano ou apenas o prazer de ver sem ser visto – tudo isso sem precisar olhar pelo buraco da fechadura –, a Internet virou um prato cheio.

O site Morango, por exemplo, hospedado pelo portal iG, exibirá o interior de três casas 24 horas por dia. O show começa esta semana com o apartamento de Janaína Machado, 23 anos. Por enquanto, uma câmera na sala e outra no quarto da modelo garantirão momentos divertidos para quem estiver conectado. Em breve, outra webcam será instalada em seu banheiro. Mas que ninguém se anime. O equipamento será colocado estrategicamente sobre o espelho, para flagrar a modelo se maquiando. “Nada de sacanagem ou mulher pelada”, promete o diretor do site, Cristiano Dutra. “Queremos apenas saciar a curiosidade de saber como age uma moça quando está sozinha.” Com a participação do público, Janaína promete dar uma festa e chamar as amigas. Ela se diz preparada para ser observada durante um ano, tempo fixado no contrato. E, como para todo voyeur existe um exibicionista, ela acha o máximo ser a primeira a realizar o projeto no Brasil. “É como se muitos vizinhos me observassem com uma luneta”, delicia-se a moça, ex-hostess da cervejaria Dado Bier. Outras duas garotas estão em aquecimento para entrar em campo em breve. A idéia é não deixar o internauta sozinho. “Quando uma não estiver em casa, o espectador poderá visitar o apartamento de outra”, esclarece Dutra. Em alguns meses, será possível movimentar a câmera para se escolher o ângulo de observação e conversar com as meninas num chat.

Não é apenas p

Foto: Rosane Marinho

Janaína estará todos os dias no site Morango e adora a idéia de ser observada

ara satisfazer e-curiosos que os sites estão investindo na invasão de privacidade. O mercado virtual torna-se cada vez mais competitivo. Inventar novidades para aumentar a audiência e abocanhar anunciantes faz parte do negócio. Para divulgar seu e-card, cartão de crédito exclusivo para compras online, o Unibanco e o MasterCard trancaram um casal de jovens em apartamentos vazios. A dupla passará 99 dias mobiliando a casa, comprando comida, tudo via modem. Para sobreviver esse tempo, terão em caixa R$ 60 mil. Os escolhidos foram a economista Fernanda Kfouri, 24 anos, e o consultor de sistemas Arthur Ranieri, 23, instalados, respectivamente, no Rio e em São Paulo, cada um em companhia de cinco câmeras.

Diário – A revista Playboy também entrou na guerra. Plantou o repórter Leandro Simões, 27 anos, num apartamento na Vila Madalena, em São Paulo. Simões escreverá reportagens para o site da revista sobre a experiência. Também testará sites de consumo e serviço e mostrará os bastidores de relacionamentos virtuais. Como o apartamento ainda está vazio, ele deverá mobiliá-lo com o auxílio do computador. Quando precisar contratar uma faxineira ou quiser produzir uma festa, irá perambular pelos sites e usará o e-mail para convidar os amigos para uma visita. Tudo sob o olhar dos internautas. No site de Playboy, haverá seções como “Diário do cyber repórter”, “Vai que é bom”, com dicas de endereços que devem ser visitados, e “Bronca do dia”, onde Simões fará as típicas reclamações de consumidor insatisfeito. O editor da revista, Caíque Nanne, aposta também nas dicas de relacionamento, adequadas ao público de Playboy. “Leandro passará o dia visitando diversas páginas e entrará em muitos chats. Todos os dias, contará a melhor cantada que recebeu, em que endereço, horário, e qual o nickname utilizado pela garota”, adianta. “Será um verdadeiro guia de uso da Internet. Nossos conselhos serão sinceros, sem rabo preso com nenhum dos sites testados.”