Fibras em bala
A tradicional marca Valda, a das pastilhas, tem nova versão para quem gosta de guloseimas, mas não quer abusar das calorias: Sugar Free & Fibras. Produzido em seis sabores (abacaxi, cereja, laranja, limão, morango e maracujá), o doce tem 1,30 kcal por unidade e não contém açúcar. A goma acácia, substância rica em fibras solúveis (encontradas principalmente em frutas e leguminosas), faz parte de sua composição.

Leitura da temporada
O geriatra João Toniolo Neto acaba de lançar A história da gripe (Dezembro Editorial). A obra traz a cronologia da doença, provocada pelo vírus Influenza, e ensina que os primeiros quadros clínicos foram identificados em 2000 a.C. Toniolo é diretor do VigiGripe, serviço de vigilância da Universidade Federal de São Paulo.

 

Encantos amazônicos
 

No final de julho, os produtos da Chamma da Amazônia, feitos com matéria-prima da Floresta Amazônica, estarão disponíveis em São Paulo (rua Augusta, 1463). Na loja, uma das novidades será o desodorante Banho de Chamma, com raiz de priprioca, uma planta aromática. Nascida em Belém (PA), a marca já está presente em nove capitais. Confira os endereços: www.chamma.com.br.

 

Alarme contra xixi
O Instituto de Psicologia e a Escola Politécnica, ambos da USP, criaram um aparelho para tratar a incontinência urinária noturna em crianças de 6 a 11 anos. O equipamento possui um alarme sonoro que dispara quando o pequeno começa a urinar na cama. Os inventores dizem que a criança, despertada pelo sinal, vai ao banheiro. Com o tempo, ela aprende a não fazer xixi enquanto dorme.

 

TRATAMENTO INTENSIVO
 
Depois de duas décadas de pesquisa, a ciência encontrou um novo remédio para combater a sepse grave, infecção generalizada popularmente conhecida por septicemia. A droga se chama Proteína C Ativada Recombinante Humana e deve ser aprovada em breve pelo FDA, a agência americana que regulamenta medicamentos. “Trata-se da primeira substância que reduz a mortalidade dos doentes com sepse grave”, afirma Elias Knobel, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e organizador do I Seminário de Cuidados Intensivos e Medicina de Emergência para a América Latina, ocorrido na semana passada em São Paulo. A previsão é que a droga chegue ao mercado no começo de 2002.

 

Sexo e lágrimas

Por que meus olhos ficam lacrimejando quando tenho relações sexuais? Isso é comum? Pensei que fosse normal só em mulheres.
Paulo Marcelo, por e-mail.

Essa não é uma atitude apenas feminina. Estamos falando de uma reação emocional. E essa é a sua forma de reagir: com a emoção de estar fazendo algo que realmente lhe dá muito prazer. Trata-se mais de sensibilidade do que de comportamento (masculino ou feminino). Apenas desfrute o momento.
Márcia Bittar Nehemy, psicóloga especializada em sexologia

Verrugas

Meu filho tem 9 anos e desde o primeiro ano apresenta no dedo médio da mão algumas verrugas bem pequenas. Um médico as queimou com ácido, outro indicou um remédio tópico e um terceiro orientou que passássemos AAS e cobríssemos com um esparadrapo. Mas as verrugas voltaram. Existe tratamento?
Karla Gomes, via e-mail

Verrugas são lesões virais muito comuns em crianças. Elas mexem muito com terra, um meio de transmissão de vírus. Ainda não existe um modo de evitar o contágio. Aconselho alguns métodos para esterilização do local atingido. Uma boa maneira de conseguir isso é fazer uma aplicação de nitrogênio líquido dez dias após as cauterizações. Ou usar cremes antivirais duas vezes por semana durante um mês. Mas esses procedimentos devem ser adotados após consulta com um especialista.
Mônica Fiszbaum,
dermatologista de São Paulo