Clique aqui para ler um capítulo do livro "Padre Pio Sob Investigação – A ‘Autobiografia’ Secreta" 

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Há quase 90 anos, um burocrata da Cúria Romana foi enviado a San Giovanni Rotondo, um vilarejo miserável encravado no meio de um deserto de cascalhos, ao sul da Itália. À época bispo de Volterra, dom Raffaello Carlo Rossi levava na bagagem uma missão indigesta, tanto que tentou de todas as formas recusá-la: investigar e examinar os estigmas – ferimentos semelhantes aos apresentados por Jesus Cristo no ato da crucificação – de um padre capuchinho de 34 anos, do Convento de Santa Maria das Graças. As altas fileiras da Igreja Católica a que dom Rossi era subordinado estavam intrigadas com o sangue que vertia das mãos, pés e tórax do Padre Pio de Pietrelcina. E o religioso precisava investigar se tal fato era fruto de charlatanismo, autossugestão em busca de uma santidade simulada, obra do Divino Espírito Santo ou um fenômeno sobrenatural. “Padre Pio Sob Investigação – A ‘Autobiografia’ Secreta”, obra que chega às livrarias nesta semana pela Paulinas Editora, revela a totalidade da apuração do inquisidor de Volterra esmiuçada em um relatório de 141 páginas. Mais que isso, o livro traz documentos nunca antes publicados sobre os detalhes do caráter excepcional da trajetória do monge de Pietrelcina.

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E compila depoimentos inéditos do capuchinho, correspondências dele, e os exames de seus estigmas. Em 15 de junho de 1921, às 17h, dom Rossi sentou-se à frente do religioso, cuja fama de milagreiro provocava surtos de devoção nos fiéis e feria os brios de empertigadas figuras do clero. E logo nesta, que foi a primeira das seis sessões de entrevistas que teve com o frade, o inquisidor apostólico foi direto ao ponto e pediu para que ele narrasse, pormenorizadamente, os chamados estigmas. Para responder a essa questão, a nona das 137 perguntas feitas a ele pelo inspetor de Roma, Pio baixou os olhos e, após um leve sorriso, falou de modo explícito: “No dia 20 de setembro de 1918, depois da celebração da missa (…) vi Nossa Senhora como se estivesse crucificada (…) ela lamentava-se pela pouca compaixão dos homens, especialmente dos consagrados a Jesus e por Ele mais favorecidos. Por isso, Ele sofria e desejava associar almas à sua Paixão”, contou ele. “Depois disso, senti-me cheio de compaixão pelas dores do Senhor e perguntei-Lhe o que podia fazer. Ouvi esta voz: ‘Associo-te à minha Paixão!’ E, a seguir, desaparecida a visão, caí em mim, recobrei a consciência e vi estes sinais, dos quais gotejava sangue. Antes, não tinha nada.” Dom Rossi passou oito dias em San Giovanni Rotondo, interrogando também os sacerdotes que trabalhavam na cidade e os frades do convento para passar a história a limpo. As atas inéditas desse primeiro inquérito patrocinado pelo Santo Ofício, hoje chamado Congregação para a Doutrina da Fé, tornaram-se públicas depois que o papa Bento XVI autorizou, em 2006, a abertura dos arquivos do Pontificado de Pio XI (1922–1939). Com isso, pode-se enxergar mais a fundo os dons místicos do capuchinho, ordenado sacerdote há exato um século, que chacoalhou os muros do Vaticano. Assim falou padre Pio, por exemplo, sobre suas bilocações (presença simultânea em dois lugares diferentes): “Uma vez, de noite, encontrei-me junto do leito de uma enferma: a senhora Maria; (mas) eu estava no convento, creio que orava (…) não sei se estive presente com o corpo ou sem…” Questionado sobre o perfume que diziam exalar de seus estigmas, o frade não soube responder. “Ouvi o mesmo de pessoas que vieram beijar minha mão. Na cela, só tenho sabão”, disse ele, que também comentou o fato de sua temperatura atingir 48 graus: “Tive febres muito altas, mas sempre procurei esconder. Uma vez, por sorte, o enfermeiro atribuiu minha temperatura à falha no termômetro.” Pio de Pietrelcina sentiu na pele não apenas as chagas de Cristo, mas também a mão pesada da desconfiança da Santa Sé.

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ESTIGMA
Deriva do grego stigma, que significa marca na pele. Na linguagem cristã, são as feridas infringidas no corpo de Jesus. O estigmatizado,
portanto, apresenta sinais nos pés, nas mãos, no tórax e na cabeça

Hoje, não é mais um mistério, pelo menos aos olhos da fé. Foi elevado à condição de santo sob as bênçãos de seu amigo João Paulo II, em 2002. “Ele foi canonizado quase que por vox populi”, afirma Fernando Altemeyer, professor de ciências da religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), referindo-se à fama alimentada por peregrinos que inundavam o vilarejo para beijar as chagas do capuchinho. Por longos anos, no entanto, Pio cheirou a enxofre para aqueles que não viam com bons olhos sua popularidade. Seus detratores o acusavam de produzir as feridas com substâncias químicas. Ciente desse fogo cruzado, dom Rossi chegou a interromper o penúltimo depoimento do capuchinho e, apesar de já o fazer dar as explicações sob a invocação de Deus, o convidou a responder ajoelhado e com as mãos sobre o Evangelho. “Jura, sobre o santo Evangelho, não ter provocado, alimentado, cultivado, aumentado, conservado, direta ou indiretamente, os sinais que traz nas mãos, nos pés e no peito?” O bispo de Volterra concluiu a favor da proveniência sobrenatural dos dons do investigado. Pio, porém, não se viu livre dos obstáculos e das humilhações. Outros espiões da Santa Sé foram enviados a San Giovanni Rotondo, hoje uma pequena cidade de 27 mil habitantes, para vigiá-lo – até mesmo um microfone chegou a ser escondido em seu confessionário. Nas décadas de 20, 30 e 60, ele foi proibido de confessar, celebrar missas e até de pôr os pés no coro de uma igreja. “O João XXIII (papa entre 1958 e 1963) estava animado em pregar o futuro, o diálogo, a abertura da Igreja com o Concílio Vaticano II”, explica Altemeyer. “E o Pio representava uma religião de joelhos, voltada a fenômenos ancestrais. Ele o deixou na geladeira porque queria outro cristianismo para o europeu.”Dom Rossi morreu em 1948. É um bem-aventurado postulante a uma beatificação que acertou quando datilografou no texto da investigação: “Padre Pio era um santo que fazia milagres.”

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