O Brasil está se tornando um país altamente conectado, em que o uso frequente da internet no dia a dia da população está se transformando em regra e não exceção mesmo em suas áreas mais remotas. Hoje são raras, raríssimas, as regiões do País que não têm acesso à rede mundial de computadores e, a depender da faixa etária, o índice de conectividade é próximo dos países mais tecnológicos do mundo, como os Estados Unidos e Japão, por exemplo.

abre.jpg
SELVA
Índios de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas,
navegam na rede mundial de computadores

A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada na quinta-feira 18 pelo IBGE, mostrou em números que pela primeira vez na história mais da metade da população brasileira acima dos 10 anos de idade têm acesso constante à rede. A marca é importante não apenas por colocar o País como a quinta nação no mundo com o maior número de usuários de internet no mundo, mas também por mostrar que o acesso à rede tem se democratizado de forma acelerada no País.

De acordo com os dados do PNAD, brasileiros com idade variando entre 15 e 24 anos, em grupos etários específicos definidos pelo IBGE, estão conectados na mesma proporção que americanos, japoneses e europeus de diversos países. Pelo levantamento do IBGE, por exemplo, 76% dos adolescentes entre 15 e 17 anos têm acesso constante à internet; na faixa dos 18 aos 19 anos 74% têm acesso. Apenas 21% dos brasileiros com mais de 50 anos têm acesso à internet.

Na média nacional, 50,1% dos brasileiros têm acesso constante à rede. Esse percentual era de 34% em 2008.

IEpag78_Internet.jpg

Foto: Marcelo Justo/Folhapress