Pássaros antenados

O trim-trim que se espalhou pelo planeta já faz parte do repertório dos pássaros australianos. As aves miméticas, que imitam sons da natureza, agora cantarolam o toque do celular durante o acasalamento e a demarcação de território. São os machos que mais entoam o ruído do aparelho. Estão antenados com os hits do momento. O pássaro Lira repete também o clique das máquinas fotográficas e o ronronar da serra elétrica.

Vacina contra os gases
 

O arroto dos ruminantes, que é rico em gás metano e contribui para o aquecimento do planeta, pode deixar de ser um grave problema mundial. Depois de usar aparelhos para medir o teor do gás presente na respiração dos animais (foto), cientistas australianos agora desenvolvem uma vacina contra o mal. A preocupação não é nova – os estudos para acabar com as emissões do gás na pecuária duram mais de uma década. Quando estiver pronta, a vacina vai atacar os microorganismos naturalmente presentes no aparelho digestivo de vacas e ovelhas. No processo de fermentação dos alimentos ruminados, esses microorganismos dão origem ao metano, que pode ser 20 vezes mais maléfico à atmosfera do que o dióxido de carbono. A vacina estará disponível em 2005, após teste com um milhão de animais. O Brasil deve olhar com atenção para a pesquisa australiana, pois tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, responsável por 15% das emissões de gás metano do País.

Quebra-cabeça
Excelente notícia para quem sofre do mal de Huntington, doença degenerativa que mata as células cerebrais. Cientistas da universidade italiana de Milão destrincharam uma das funções da proteína de Huntington: regular outra proteína, a BDNF, essencial à sobrevivência dos neurônios. A descoberta pode ajudar a desenvolver drogas para reforçar a atividade de uma proteína ou aumentar os níveis da outra.

Pequeno gigante
A Intel anunciou na segunda-feira 11 que lança em 2007 uma safra de chips com componentes eletrônicos 30% menores, o que permitirá embutir até um bilhão de transistores num único chip. O PC equipado com o novo microprocessador executará um bilhão de cálculos num piscar de olhos e alcançará a velocidade de 20 Gigahertz, contra 1,7 GHz do mais avançado Pentium de hoje.

……………………………………………………………………………….

À James Bond
À James Bond Lançador de granada, arma a laser, parede de fumaça para despistar perseguidores, maçaneta que dá choque, sistema de detecção de bomba e de identificação do motorista por impressão digital. A superpicape Ford F-350 (foto) é a nova arma do exército americano para enfrentar conflitos urbanos. Sua mira são terroristas e quadrilhas mafiosas. O objetivo da máquina não é matar. Só imobilizar.