Sucata em órbita

Duas pesquisas feitas por empresas privadas alertam para a urgência de se eliminar o lixo espacial que orbita a Terra. Astrônomos calculam que haja pelo menos dez mil objetos com mais de 10 cm e dezenas de milhões de fragmentos com menos de 1 cm (foto) voando à deriva. Em setembro de 1985, uma espaçonave militar americana foi abatida pelos destroços de um satélite de 16 quilos. Da colisão, resultaram 285 estilhaços. Parte desse lixo espacial é queimada ao entrar na atmosfera do planeta. O restante viaja sem nenhum controle e pode abater outros satélites em pleno vôo. Entre a sucata há de tudo um pouco: desde pedaços de foguetes até luvas dos astronautas..

Mapa do céu
Em cinco anos, será possível navegar por um mapa digital em terceira dimensão com mais de 100 milhões de corpos celestes, como estrelas, cometas e galáxias. Na terça-feira 5, cientistas de 11 universidades e institutos que fazem parte do projeto anunciaram a descoberta dos pontos mais distantes e antigos já observados – dois quasares (objetos superluminosos) que surgiram 800 milhões de anos após a criação do universo.

Sangue estancado
A empresa americana de biotecnologia Transkaryotic Therapies testou pela primeira vez em seres humanos um tratamento contra a hemofilia. O método foi bem-sucedido e, se comprovado, também poderá ser aplicado aos diabéticos. Foram injetadas em células da barriga dos pacientes unidades de DNA modificadas para transportar a proteína que falta aos hemofílicos e é responsável pela coagulação do sangue.

 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Bom de boca
Há 260 milhões de anos, os vertebrados passaram a mastigar os alimentos antes de engolir. A força ganha com a maior absorção de nutrientes foi decisiva para que eles dominassem outras espécies. Essa é a conclusão de pesquisadores da universidade canadense de Toronto, que estudaram o fóssil de um herbívoro achado em 1990 (foto).

 

Arte de graça
Está no ar o mais completo banco eletrônico de arte brasileira. A Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais reúne 3.600 verbetes, 9.500 imagens e oferece 70 possibilidades de navegação, da biografia dos artistas ao contexto de sua obra. Se fosse impresso, o material ocuparia 25 volumes. Basta acessar o item enciclopédia do site www.itaucultural.org.br.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias