FREIBETO_1.jpg

Sua vida se confunde com a história recente do Brasil. Frei Betto comemorou 70 anos em Belo Horizonte, no sábado passado, com uma feijoada “light” num almoço recheado de histórias contadas por quem as viveu. Ele vestia Guayabera azul, tradicional camisa cubana usada em celebrações, e fumava um bom havano, presente de amigos, sinal de que a relação com Cuba prossegue desde os tempos do Best-Seller ‘Fidel e a Religião” (1985), célebre entrevista com Fidel Castro, que vendeu 3 milhões de livros, 1,3 milhão só em Cuba. A obra foi traduzida em 24 idiomas e 35 países e ajudou
a redefinir de ateu para laico o Estado cubano na sua Constituição.
***
“Betto foi responsável pela reaproximação do Estado Cubano com a igreja”, discursou Leonardo Boff (na foto acima), seu companheiro na difusão da Teologia da Libertação, na missa celebrada pelos frades dominicanos antes do almoço. “A gente já se acostumou a ser confundido. Já cansei de ser chamado de Frei Betto e Betto de Frei Boff”, brincou o teólogo e ex-frade. Em oito de setembro, ainda celebrando a data, Frei Betto recebe em São Paulo, da embaixadora de Cuba Marielena Ruiz Capota, a medalha da solidariedade, concedida pelo governo cubano. “Meu trabalho lá foi ajudá-los a entender a importância da espiritualidade nas comunidades sociais”, diz Frei Betto, que visita anualmente a Ilha e os irmãos Castro.
***
O almoço, na casa da sobrinha Juliana, era para a família numerosa, frades e alguns amigos. O jornalista Ricardo Kotscho, ex-secretário de imprensa do governo Lula, e João Pedro Stédile, dirigente do MST, estiveram lá. Frei Betto, que bateu o recorde de 60 livros publicados, se emocionou lembrando dos pais. Ele foi chamado a contar como escapou das mãos do delegado Sergio Paranhos Fleury, símbolo da repressão. Boff lembrou o encontro de Betto com Mikhail Gorbachev em recepção em Moscou, na Perestróika, após reuniões com ministros soviéticos que conheciam seu trabalho em busca do diálogo entre Igreja e Estado. E, as eleições não ficaram de fora no almoço. “O fenômeno Marina busca uma alternativa. Se perdurará, não se sabe. Ela não tem estrutura político-partidária propriamente definida”, diz Frei Betto, que é amigo da candidata do PSB, mas vota em Dilma.

foto(7).jpg

Balas

Rock in rio vai animar a times square

Roberto e Roberta Medina programaram para dia 26 de setembro às 15h, na Times Square, em Nova York, o pré-lançamento do Rock in Rio Las Vegas, que acontece em maio de 2015 na cidade americana.