PCC. Agora é terrorismo

Uma bomba de fabricação caseira destruiu parte do 16º andar do Fórum João Mendes, de São Paulo, na quinta-feira 31. A explosão atingiu uma sala desocupada, feriu três pessoas e estilhaçou vidros de prédios vizinhos. O fato ocorreu menos de 24 horas depois de a polícia desmantelar um sistema de centrais telefônicas que serviam de apoio logístico à facção criminosa PCC. O governador Geraldo Alckimin parabenizara a polícia afirmando que “foi um tiro no coração do crime organizado”. O Fórum João Mendes é o maior do Brasil e recebe diariamente mais de dez mil pessoas.

Divulgado
• que a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, será operada para retirada de cinco nódulos da tireóide. A cirurgia será no domingo 2. Em São Paulo, na terça-feira 29.

• pela agência oficial de notícias BSS, de Bangladesh, o naufrágio de um navio com 200 passageiros a bordo na costa sudeste do país. Cerca de 150 pessoas estão desaparecidas. Em Daca,
na sexta-feira 1.

Condenados
os quatro seguidores do terrorista saudita Osama Bin Laden, pela morte de 224 pessoas em atentados contra a Embaixada dos EUA no Quênia e na Tanzânia, em 1998. São eles Mohammed al-Owhali, Khalfan Mohammed, Wadih Hage e Mohammed Odeh. As sentenças sairão nos próximos dias. Em Nova York, na quarta-feira 30.

Médico de si mesmo
O cirurgião plástico carioca Ivo Pitanguy, 70 anos, foi operado na sexta-feira 31, no Rio de Janeiro, para refazer os pontos de uma cirurgia anterior. A primeira intervenção, em São Paulo, foi para corrigir um aneurisma na aorta abdominal. Após a operação, Pitanguy teve complicações pulmonares e muita tosse, o que provocou o rompimento dos pontos, e parte de seu intestino saiu do abdome. Foi ele próprio quem recolocou o intestino para dentro do corpo e em seguida chamou o cirurgião Gabriel Gonzales, que o operou. Pitanguy saiu do CTI e deve receber alta nos próximos dias.

Condenado
por quatro acusações de bigamia, o ex-missionário mórmon Tom Green. Sua pena pode chegar a 25 anos e será anunciada dia 27 de junho. Nos EUA, no domingo 20.

Exonerado
o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Arouca. Ele se desentendeu com o prefeito César Maia em questões referentes a dívidas deixadas pela gestão anterior. Arouca foi informado de sua demissão por e-mail. No Rio de Janeiro, na sexta-feira 1.

Guerra no morro do Dendê
Na madrugada da quinta-feira 31, cerca de 80 policiais do Batalhão de Operações Especiais ocuparam o Morro do Dendê, no Rio de Janeiro, para uma operação rotineira de apreensão de armas e drogas. Foram recebidos a tiros pelos traficantes e instalou-se uma guerra que durou mais de cinco horas. Os tiros atingiram transmissores de luz e o morro ficou às escuras. O policial Márcio Gomes e dois traficantes não identificados morreram.

 

Filha de Bush é detida mais uma vez por consumir bebida alcoólica
Jenna, 19 anos, filha do presidente dos EUA, George W. Bush, foi detida na terça-feira 29 pela polícia de Austin, no Texas, consumindo bebida alcoólica num restaurante. Ela apresentou um documento falso para conseguir a bebida, já que a venda é proibida para menores de 21 anos. Há menos de dois meses Jenna se envolvera num incidente semelhante, quando então foi condenada pela Justiça a cumprir oito horas de trabalho comunitário.