Medicina & Bem-estar

Viva Bem

Viva Bem

NEM TUDO É GRIPE
Aprenda como diferenciar gripe de resfriado, alegria, sinusite crônica e eventual, doenças frequentemente confundidas pela maioria
RESFRIADO Nariz escorrendo ou congestionado e dores no corpo
GRIPE – Nariz escorrendo ou congestionado, febre e mal-estar
ALEGRIAS – Nariz escorrendo ou congestionado, coceiras nos olhos, no nariz, na garganta e no ouvido frequentes em algumas épocas do ano, como primavera e inverno
SINUSITE – Parece com resfriado e alergia só que com duração de mais de sete dias. Muco nasal e coriza, acompanhados de dor na face e até nos dentes

SINUSITE CRÔNICA – Como a sinusite, mas os sintomas não passam nem mesmo após o tratamento. Ocorre mais de duas vezes por ano.

Fonte: The Journal of Allergy and Clinical Immunology

……………………………………………………………………………………………………..


Perigo na boca

Um estudo americano do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, de Chicago (Estados Unidos), sugere que o cigarro provoca mais de 50% das infecções na gengiva. Foram avaliados12.329 voluntários com periodontite – destruição do tecido em torno dos dentes. Deles, 55% eram fumantes e 21,8%, ex-fumantes. A explicação é que o fumo deixaria a gengiva mais vulnerável à ação das bactérias que causam esse problema.

……………………………………………………………………………………………………..


Gastronomia diet

Quem tem algum tipo de restrição médica na dieta não precisa fugir das regalias de uma boa mesa. É o que garante Margarida Valenzi, autora da série Sabor & Saúde (seis volumes). Ela juntou as melhores receitas avaliadas em 22 anos de carreira na área de culinária. Os livros podem ser adquiridos na Rede Farmais ou diretamente pelo telefone 0xx11 6976-6803.

……………………………………………………………………………………………………..


Meningite na mira

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desenvolveram um novo teste para identificar a presença do bacilo de Koch nas meninges. O método avalia a produção de anticorpos. A infecção provocada pela bactéria é a causa da meningite tuberculosa, uma das formas mais letais da doença. A técnica promete maior confiabilidade, resultado em um dia e custo acessível, enquanto os testes tradicionais demoram mais ou custam muito caro.

……………………………………………………………………………………………………..


De olho na dieta

Descoberta recente da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) ajuda a entender o papel da alimentação no desenvolvimento da diabete. Concluiu-se que a dieta rica em carboidratos e gorduras provoca um grande aumento de produção da insulina, o que desencadearia a resistência das células do corpo ao hormônio. A teoria mais aceita até agora era a de que essa resistência seria consequência e não causa da diabete.

……………………………………………………………………………………………………..


Risco maior

O câncer de próstata atinge mais os negros. Essa foi uma das conclusões da clínica urológica do Hospital das Clínicas de São Paulo, que acabou de promover a segunda semana de alerta à doença. Foram estudados 3.773 homens na faixa dos 50 aos 70 anos, que passaram por exames na entidade. O hospital constatou que a incidência de casos entre os negros é 54% maior do que na população branca.

……………………………………………………………………………………………………..

Vitaminas

Gostaria de saber quais os prós e os contras de se tomar vitamina C todos os dias.
Claudia de Salles Carvalho, via Internet

Existe uma corrente na medicina que defende grandes dosagens de vitamina C. O Conselho Regional de Medicina, entretanto, recomenda apenas 60 miligramas por dia. Quantidade que pode ser atingida com dois copos e meio de suco de laranja, por exemplo. Mas alguns médicos já estão receitando 1 grama de vitamina C por dia para retardar o envelhecimento. O problema é que ainda não há como saber o que acontece a longo prazo com essas doses. E melhor ter cautela.
Márcia Regina Urbano,
Nutricionista

……………………………………………………………………………………………………..

Secreção

Há alguns meses meu pênis está vertendo líquidos constantemente. Gostaria de saber o que posso ter e o que é possível fazer para remediar isso?
Sébastien, via Internet

Primeiro é preciso identificar se o que está vertendo é urina ou alguma secreção. Se for urina e se o caso se manifestar após a ida ao banheiro, deve estar relacionado com a micção. Mas, se é manifestado a qualquer momento, pode até mesmo estar relacionado à bexiga e à próstata. Se for um outro tipo de secreção, pode estar acontecendo desde uma infecção na uretra até algum problema mais grave de próstata. De qualquer forma, é essencial que se procure um urologista. O problema pode ser algo sexualmente transmissível ou decorrência de uma doença mais grave. Consulte seu médico.
Eduardo Bertero, urologista