Brasil

Fax Brasilia

Fax Brasília

AROEIRA/ O DIA

…………………………………………………………………………………

Ciro X Itamar

O PPS de Ciro Gomes está tiririca com o governador de Minas, Itamar Franco. O presidente do partido, Roberto Freire, disse cobras e lagartos de Itamar durante uma recepção na casa do ministro do STF, Nelson Jobim, em comemoração ao aniversário do deputado Miro Teixeira. Os termos eram tão pesados que Freire, que foi líder na Câmara do ex-presidente, pediu aos jornalistas para não reproduzirem. Na quinta-feira 1º, mais calmo, o senador conversou com esta coluna:

Fax-Brasília – Por que tanta revolta contra Itamar?
Roberto Freire
– Porque ele está tão interessado em se aproximar do PT que anda esquecendo os velhos amigos. Quando Itamar assumiu a Presidência, foi o PPS o primeiro partido de esquerda a apoiá-lo. O PT se negou e até afastou a Erundina do partido.

Fax-Brasília – Andam mal as relações de vocês…
Freire
– É muito estranho. O Ciro fez questão de apoiá-lo para governador de Minas. Terminada a eleição, fomos lá e tivemos uma boa conversa, mas depois ele se afastou do PPS. Diz que o Ciro não o apoiou. Eu lamento muito tudo isso.
…………………………………………………………………………………

Nepotismo no PPS

É do presidente do PPS, Roberto Freire, o projeto que proíbe a contratação de parentes por parlamentares e funcionários públicos. Mas ele ainda não conseguiu convencer sua bancada. O deputado Agnaldo Muniz (PPS-RO) contratou a irmã para trabalhar no gabinete.
…………………………………………………………………………………

“Já desmanchei a aliança do Itamar com o Ciro’’
Do presidente do PT, José Dirceu, seguro do apoio de Itamar Franco

…………………………………………………………………………………

Memórias de um ovo

No aniversário do líder do PDT, Miro Teixeira, o ministro José Serra encarnou no deputado. Miro acabou chamando-o num canto: – Serra, você já me avacalhou aqui três vezes. Não repita, porque na próxima vai ver o que é bom. Eu não trabalho com ovo cru. Mando um cozido.
…………………………………………………………………………………

O clone do ministro

Nem mesmo a mais importante autoridade judiciária do País, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, escapou. Há dois meses, quando viajou a São Paulo, Velloso teve o número do seu telefone celular clonado. Na conta do ministro apareceu até ligação para a Rússia. Pior, a polícia ainda não descobriu o bandido eletrônico.
…………………………………………………………………………………

Guerra no governo

Enfim o líder do PSDB na Câmara, Aécio Neves, e Antônio Carlos Magalhães voltam a jogar juntos. Desta vez contra o governo. Mais precisamente contra Pedro Malan e Rodolpho Tourinho, que acabam de enviar ao Congresso o projeto de reestruturação do setor elétrico, enfraquecendo Eletronorte, Furnas e Chesf. Aécio e ACM deram carta-branca às suas bancadas para detonarem a proposta.

…………………………………………………………………………………

Rápidas

* Um candidato a governador do Rio está procurando provas contra outro candidato. Diz que o adversário comprou nada menos do que 11 apartamentos nos últimos dois anos.

* A resolução do Contran sobre inspeção veicular apareceu no site da Associação Brasileira dos Transportadores de Carga: www.abtc.org.br. Vazou do governo antes da definição final do texto pela Casa Civil.

…………………………………………………………………………………

Julgamento histórico

A Comissão Pastoral da Terra está distribuindo e-mails para governos do mundo inteiro pedindo que pressionem o Brasil. Manda um texto de dom Pedro Casaldáliga cobrando a condenação de Jerônimo Amorim, na terça-feira 6, acusado de assassinar o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio da Mata, Expedito Souza. Fundador da UDR, Jerônimo é o primeiro fazendeiro do Sul do Pará julgado por crime contra camponeses.