Os homens nunca entenderam por que as mulheres sempre vão ao banheiro em dupla. Eles ficam com a pulga atrás da orelha imaginando o que as garotas tanto falam enquanto retocam a maquiagem. Pois agora o sexo masculino pode tirar todas as dúvidas. O site banheirofeminino.com.br desvenda todos esses mistérios. Mais ainda, coloca na roda todas as abobrinhas faladas pelas moças quando estão longe deles. Com uma ressalva importantíssima: tudo não passa de uma tremenda brincadeira escaldada por um humor de alta qualidade.
O site surgiu exatamente numas dessas conversas em que assuntos sérios logo se transformam em piadas. A carioca da gema Andrea Évora Cals, 35 anos, trabalhava com Internet no Rio quando criou o site, por puro hobby, em 1996. “Era uma espécie de diário”, conta ela. “Todo dia eu escrevia o que eu conversava com as amigas. Só bobagens.” O site começou a ficar famoso só na propaganda de boca em boca. Há dois anos, Andrea mudou-se para São Paulo para trabalhar na agência DM9, como publicitária. Quando tinha um tempinho, colocava o site em dia. Nizan Guanaes, ex-dono da agência e hoje presidente do iG, conhecia o banheirofeminino, avaliou em US$ 1 milhão e comprou 60% do site. Resultado: o humor afiado de Andrea tornou-se profissional. “Jamais imaginei que poderia viver das besteiras que escrevo”, afirma. Ela também não poderia imaginar tanto sucesso. Recebe mais de 500 e-mails por dia, mais de 15 mil pessoas acessam o banheiro também diariamente, e ficam grudadas nele em média dez minutos, contra três minutos dos concorrentes.

Como o negócio cresceu, Andrea convidou a paulista Gisela Rao, hoje redatora-chefe. “Ainda estamos nos afinando”, conta Andrea. “A Gisela usa gírias paulistas pouco conhecidas. Talvez por causa da Rede Globo o jeito carioca de falar seja mais nacional. Sei lá, estou chutando…” Além dos textos engraçados de Gisela e companhia, o banheiro conta com outras colaborações como a de um empresário estilo seriíssimo que não pode ser identificado em hipótese nenhuma. Ele é responsável pela seção “Tio da Limpeza”, em que responde as dúvidas dos usuários. Tem ainda a Sábia Mahara, outra “consultora supercabeça”. Todos representam a Sábia. A resposta mais esdrúxula vai para o ar. “Me assusta quando me deparo com gente que acredita nas nossas piadas”, surpreende-se. “Alguns homens escrevem e-mails desaforados, horrorosos. Pensam que eu sou feia, gorda, recalcada. Esses eu não ponho no ar. Respondo pessoalmente e só então eles entram na brincadeira.”

Os homens são responsáveis por 50% das participações. Quando não se mostram indignados com o “jeito” como as mulheres falam deles, arrumam uma maneira de colaborar com as suas abóboras. “Somos democráticas. Qualquer frase engraçada é bem-vinda e, o mais legal, nós fugimos da mesmice dos outros sites femininos. Quando damos conselhos sobre beleza, pode crer, não passa de uma gozação”, alerta Andrea.

Esse é o grande diferencial do site, além, é claro, de mostrar como elas também têm um humor tão ousado quanto eles. “Não sei por que as mulheres não colocavam para fora a sua veia humorística. Aos poucos estão surgindo outros grupos femininos bem divertidos como o Grelo Falante, por exemplo. Mas antes tarde do que nunca, não é? Estamos botando a cara para bater com a mesma coragem de um Casseta & Planeta. Os loiros burros que se cuidem”, brinca a presidente do banheiro.

"Estamos usando a nossa veia humorística com a mesma coragem de um Casseta & Planeta, por exemplo.
Os loiros burros que se cuidem"