CIRO X FREIRE
Os amigos do presidente do PPS, Roberto Freire, estão em pânico com as declarações do candidato do partido à Presidência, Ciro Gomes, contrárias à cassação de Antônio Carlos Magalhães. Sentem cheiro de guerra no partido. É que, de Londres, onde passou a semana, Freire tem dito cobras e lagartos nas conversas telefônicas. Segundo ele, Ciro jogou por terra todo o esforço que o PPS vinha fazendo para separar a imagem do candidato do partido da do velho cacique baiano. Pior: Freire desconfia que Ciro fez isso de propósito, porque pretende obter o apoio de ACM na sua campanha, o que forçaria o PPS a aceitar a participação do grupo carlista no governo, no caso de vitória eleitoral em 2002. “Isso eu não aceito!”, esbravejou o presidente do PPS diante de amigos. Pior ainda: suas suspeitas devem ser confirmadas. Ao saber da aliança entre o PTB e o PPS, Antônio Carlos Magalhães comentou que, no caso de o PFL apoiar o candidato de FHC em 2002, ele poderá facilmente ir com seu grupo para o PTB, o que, na prática, formalizaria a aliança com Ciro. Coisa para fazer Roberto Freire cortar os pulsos.

Malvadeza do mercado
Integrante do Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade), Hebe Romano tem juntado processos importantíssimos na sua mesa. Pois bem, ela é candidata à recondução como conselheira e caiu em suas mãos o caso da guerra da Globo contra a DirecTV. Para quem não lembra, Hebe é aquela do escândalo Kaiser versus Ambev.

Malvadeza contra a saúde
No encontro da noite de quarta-feira 23 com o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen, Antônio Carlos Magalhães ouviu um pedido para não bater muito em Fernando Henrique Cardoso. Respondeu: “Vou tentar. Mas não prometo nada quanto ao José Serra.”

Malvadeza cearense
Ao voltar a Fortaleza, depois da convenção do PSDB, o governador Tasso Jereissati, inimigo íntimo do ministro da Saúde, José Serra, declarou a amigos: “Uma coisa é certa: Fernando Henrique não tem mais condições de impor ao partido nenhuma candidatura. Ou o Serra se firma por conta própria, ou não será candidato.”

Malvadeza no PT
O prefeito de Capuí, no interior do Ceará, é do PT. Na quarta-feira 23, publicou nos jornais edital de tomada de preços para compra de combustíveis para a Prefeitura. No dia seguinte – isso mesmo, rápido assim – foi publicado o resultado da concorrência. Ganhou o posto de gasolina de propriedade dos irmãos do prefeito.

Rápidas

A cúpula do PSDB está discutindo a intervenção no diretório do partido de Curitiba. Motivo: o fato de os irmãos Álvaro e Osmar Dias terem assinado a CPI da Corrupção no Senado.

O procurador Luiz Francisco de Souza desembarca em Salvador na semana da renúncia do senador Antônio Carlos Magalhães. Vai dar palestra na OAB sobre Direitos Humanos.

O ex-ministro Fernando Bezerra é quem está feliz com a aliança do PTB com o PPS. Ele acaba de deixar o PMDB para se filiar ao PTB. E já aderiu à candidatura Ciro Gomes.