BOECHAT-ABRE-IE-2333.jpg

Enquanto o PT e o PMDB brigam em Brasília pelo controle da CPI do Metrô
de São Paulo, a Procuradoria-Geral da República emitiu na quarta-feira 6 parecer pela manutenção do sequestro de bens e de contas no Exterior dos 19 envolvidos no Caso Alstom, pessoas físicas e jurídicas. O documento está com o ministro Og Fernandes. A 2ª Turma do STJ analisa o suposto esquema de pagamento de propinas na área de energia do governo paulista entre 1998 e 2002.

Eleições
Termômetro político

Se a campanha política não empolga ainda os eleitores no Rio de Janeiro, um recurso eletrônico quer atrair audiência para o primeiro debate entre candidatos ao Palácio Guanabara, a ser transmitido pela Band Rio na quinta-feira 14. Em época de uso intenso do microblog, um “tuitômetro” medirá em tempo real momentos do programa, inclusive sendo possível pedir ao candidato que explique melhor uma proposta ou peça informações sobre algo discutido. Para isso, basta tuitar a raschtag #DebateBandRio.

Maranhão
“Meu nome é trabalho!”

BOECHAT-02-IE-2333.jpg

Candidato ao governo do Maranhão, Edson Lobão Filho deu uma declaração na semana passada que vai entrar para o anuário da campanha política do Estado em 2014. Em entrevista à TV Guará, afiliada da Record News, o senador declarou: “Começo a trabalhar cedo, às nove horas da manhã”. Para quem arregaça as mangas assim que o dia amanhece, o político tem um conceito “sui generis” de cair no batente.

CNJ
Pingo nos is

Por unanimidade, o Conselho Nacional de Justiça arquivou o processo administrativo disciplinar (PAD) contra o desembargador Divoncir Schreiner Maran, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A queixa foi julgada improcedente em fevereiro. Portanto, incorreta a nota publicada aqui, na semana passada, de que o caso seria apreciado pelo conselho em uma de suas imediatas sessões plenárias.

CNJ 1
E mais…

Ainda em relação ao CNJ, a informação certeira na nota (“Perto do fim”) foi a de que haveria mais celeridade nos julgamentos de processos contra magistrados. Na reunião da terça-feira 5 foram prorrogados cinco PADs – inclusive o que envolve o desembargador Claudionor Duarte (MS) –, mas não 140 dias, como pediram inicialmente os conselheiros-relatores, e sim 90 dias. O ministro Ricardo Lewandoski quer cuidado com prorrogações, preocupado com eventual “punição antecipada” de magistrados investigados em processos e que, em alguns casos, são afastados preventivamente de suas funções.

Literatura
Mais sucesso

BOECHAT-03-IE-2333.jpg

Best-seller em 52 países, o livro “50 Tons de Cinza”, da escritora britânica E. L. James, aumentou as vendas no Brasil. Medições do BookScan mostram o crescimento de 111% na comercialização uma semana após o lançamento do primeiro trailer oficial do filme, dia 24 de julho. A obra voltou, assim, a figurar no top 10 do mercado nacional. O longa estreia nos cinemas em fevereiro de 2015.

Justiça
Total flex

A Justiça do Rio de Janeiro julgou uma ação de um senhor de 44 anos, com problema na próstata, que queria uma prótese peniana flexível (importada e mais cara), e não a rígida (nacional e mais barata), como a operadora oferecia. Prevaleceu a tese de que o plano de saúde não pode ser revisor de decisão médica, além de pesar o aspecto psicológico do paciente – desejoso de ver o progresso da coisa.

TCU
Quatro de Ouro

BOECHAT-05-IE-2333.jpg

Do primeiro ao último ministro que ficou no TCU em defesa da Petrobras, segundo ministros da Corte, o advogado-geral do governo, Luís Inácio Adams, não economizou elogios a Guilherme Estrella (ex-diretor de Exploração e Petróleo), Jorge Zelada (ex-diretor da Área Internacional) e Almir Barbassa (diretor-financeiro). Para ele, o trio e a presidente Graça Foster agiram no interesse da estatal ao brigar na Justiça americana contra a decisão de corte arbitral internacional, que obrigou a estatal a honrar contratos firmados na compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.

Agricultura
Cada um por si

BOECHAT-06-IE-2333.jpg

Alvo de muitas críticas de Aécio Neves e Eduardo Campos na semana passada, o Ministério da Agricultura enfrenta outras pressões. Agricultores do Vale do São Francisco querem que o titular da Pasta, Neri Geller, gaste R$ 10 milhões na Moscamed, assustados com a explosão do avanço da mosca das frutas na região. Difícil. O caixa está curto e técnicos do ministério afirmam que a empresa nunca produziu um mosquito transgênico, que seria usado no combate à praga. Lembram, também, que segmentos que exportam, como o de algodão, milho e soja, enfrentam sozinhos seus próprios problemas.

Negócios
7 x 1

Depois de junho e julho, absolutamente parados para eventos do mundo dos negócios, São Paulo retorna ao seu ritmo natural. Só em agosto acontecerão 219 eventos na capital paulista. Taxistas, donos de hotéis, bares e restaurantes estão otimistas. Esperam uma receita do tipo 7 a 1, maior que a do período da Copa do Mundo.

Saúde pública
Bateu a meta

O Ministério da Saúde anuncia nesta semana que o Brasil superou a meta de reduzir em 2% ao ano na taxa de morte prematura (30 a 70 anos) por doenças crônicas não transmissíveis. Os óbitos provocados por problemas cardiovasculares, respiratórios, cânceres e diabetes baixaram 3,8%, entre 2010 e 2011. Ou seja, passaram de 393 por 100 mil habitantes para 378 por 100 mil habitantes.

Sindicato
Bem no alto

Há mais de uma semana a foto do secretário de Defesa Agropecuária, Rodrigo Figueiredo, está estampada em frente à entrada principal do Ministério da Agricultura. Ela aparece numa faixa, com corte igual ao de sinal de trânsito que mostra o que é proibido, junto à frase: “Intruso, respeite os fiscais federais agropecuários!”. Longe de ser uma homenagem, a iniciativa é do sindicato nacional da categoria (ANFFA).

TSE
Ira comunista

A Frente Popular (PCdoB, PT, PSB e PV) recorrerá à corregedoria eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral contra a intervenção do TRE/RJ na convenção dos comunistas, em junho. Alegam erros na condução da juíza Daniela Barbosa, como desconhecimento do horário da convenção e uso até
de fiscais armados, segundo a deputada federal Jandira Feghali.

Política
Na telinha

A democracia exige dos políticos a saudável defesa de projetos e ideias. Mas a série de debates programados pelas redes de tevê com os candidatos à Presidência da República, em algumas situações, pode dar traços de audiência. Ninguém duvida que a abertura dos confrontos (dia 21 na Band) e o fechamento (2/10 na TV Globo) despertarão o público. O problema é o excesso no meio de campo: 1/9, SBT/UOL/Folha SP; 16/9, Rede Vida/CNBB; 22/9, TV Cultura/Estadão; e 28/9, Record.

Televisão
Polêmica à vista

BOECHAT-07-IE-2333.jpg

Uma campanha de âmbito internacional está sendo articulada para assim que a TV Globo exibir “Sexo & as Negas”, de Miguel Falabella. ONGs ligadas à defesa dos direitos humanos consideram que a obra que irá ao ar reforça o estereótipo que associa os negros à pobreza. Enquanto a versão americana inspirada em “Sex and the City” tem quatro protagonistas bem-sucedidas, a brasileira traz uma camareira, uma cozinheira, uma operária e uma costureira – todas de pele escura.

Fotos: Pablo Valadares; FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ABR