Só falta falar

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criaram um robô inspirado num dinossauro carnívoro que viveu há 70 milhões de anos. Batizado de Troody, o dino mede 40 centímetros de altura, 1,20 metro de comprimento e é o primeiro de uma série de seres robóticos inventados para virar brinquedo (foto). O estudo das pernas eletrônicas de Troody também vai ajudar na criação de produtos para paraplégicos.

 

Ouvido plugado
A gigante japonesa Matsushita Electric criou um protótipo do que será a próxima geração de celulares capazes de mostrar páginas inteiras da internet (foto). Os botões ajudam a navegar pela tela de cristal líquido e a dar zoom nas imagens.

 

 

Balé moderno
A coreógrafa Analivia Cordeiro marcará a estréia do Brasil na conferência JavaOne, evento que reúne os principais criadores de software na Califórnia, entre 4 e 8 de junho. Analivia mostrará seu programa Nota-Anna, que estuda o movimento das articulações do corpo de dançarinos e esportistas, como a lendária bicicleta do rei Pelé (foto).


 

Pupila esperta
Uma das sensações exibidas na E3, maior feira de eletrônicos do mundo, o Smart Eye Game Control coloca mouse e joystick no chinelo. O sistema criado pela empresa sueca de mesmo nome funciona com uma câmera de baixo custo plugada ao PC (foto). Ele detecta e analisa a direção do olhar, a orientação e o movimento da cabeça do jogador, e reproduz a ação na tela.

Doze bandidos
Finalmente, representantes de 90 países, aí incluído o Brasil, assinaram na quarta-feira 23 em Estocolmo, na Suécia, um tratado internacional para banir a produção e o uso de 12 substâncias químicas tóxicas, a maior parte usada como defensivo agrícola. Os poluentes orgânicos persistentes (POPs) são cancerígenos, permanecem no meio ambiente durante anos e acumulam-se em tecidos gordurosos. A maioria já foi banida do mundo. O Brasil ainda deve utilizar o inseticida DDT e os herbicidas hexaclorobenzeno e heptacloro por mais cinco anos. A convenção é resultado de dois anos de negociações, mas só entra em vigor depois que pelo menos 50 nações transformarem o compromisso em lei, aprovada pelos respectivos parlamentos.