Extinção ameaça a família dos primatas

O alerta foi emitido por várias organizações conservacionistas: mais de uma dúzia de espécies primatas está próxima da extinção. É a conclusão de um levantamento mundial que deixou vários cientistas atônitos. É fato que nenhum primata foi extinto no século XX, ao contrário de várias espécies de gatos, morcegos, insetos e pássaros que desapareceram definitivamente. Mas o que parecia um triunfo
do trabalho conservacionista foi uma ilusão.

Os animais estão morrendo por vários motivos, principalmente
o corte das florestas e a caça. As estimativas dizem que 10% das 608 espécies de primatas podem sumir de um dia para o outro. Alô Ibama.
………………………………………………………………………………..


Sob o domínio da tv

Tuvalu é uma pequena ilha do Pacífico. Abriga uma das mais pobres nações do mundo, que tem o mesmo nome e vive basicamente do turismo eventual. Sem querer, seus governantes descobriram agora uma forma de arrecadar muito dinheiro sem fazer nenhum esforço. Como qualquer país, Tuvalu tem o direito de usar uma sigla para que seus endereços na Internet sejam reconhecidos como seus – no Brasil, por exemplo, todos terminam com br. A de Tuvalu é tv. Só que essa sigla, que denota imediatamente televisão, vale muito no mercado dos chamados domínios – os endereços da rede. Já ofereceram US$ 50 milhões pelo direito temporário de uso. Tuvalu, portanto, quer comercializá-la, mas está sendo impedida pela organização mundial que controla o uso desses domínios e alega que só o público da ilha pode usá-la. Como não existe um tribunal só para a Internet, fica valendo a palavra da organização.
………………………………………………………………………………..


O rato ruge

O mouse, aquele aparelhinho que usa uma esfera para deslizar sobre um tapetinho, irá finalmente produzir um benefício que pode diminuir o grau de reclamações que pesam sobre ele. Um novo mouse, criado por uma equipe de técnicos ingleses, ganhou um toque de vida. Quando seu usuário o aperta demais ou várias vezes em seguida, o aparelhinho grita, emite um chiado, alertando que aquilo está errado. A intenção de seus criadores foi tirar do usuário o hábito e o perigo da chamada LER (lesão por esforço repetitivo), um mal que prejudica as articulações da mão e do pulso de muitas pessoas. Para um rato que sempre foi mudo, o avanço soa como um rugido.