Pele artificial

Pesquisadores americanos experimentaram um produto novo para tratar ferimentos nas pernas de diabéticos, que, pelas características da doença, demoram a cicatrizar: uma pele artificial criada a partir de colágeno bovino e células humanas da pele. Batizado de Apligraf, o “tecido” foi testado em 208 pessoas que estavam com machucados nas pernas. Em 56% deles, as feridas fecharam.

……………………………………………………………………………………………………


Ética na fertilização

As questões éticas que envolvem as técnicas de reprodução in vitro, como a barriga de aluguel e a doação de óvulos e espermatozóides, são o alvo de discussão do livro Reprodução assistida: até onde podemos chegar, compreendendo a ética e a lei (Ed. Gaia). Os autores são a juíza criminal Deborah Ciocci Alvarez de Oliveira e o médico Edson Borges, especialista em reprodução assistida. A obra custa R$ 22.

……………………………………………………………………………………………………


Tira dúvidas
Uma equipe de cardiologistas está preparada para orientar e tirar dúvidas da população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do coração pelo telefone 0800-151018. O serviço será disponibilizado entre os dias 25 e 27 deste mês, quando acontece o XXI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão. A ligação é gratuita.

……………………………………………………………………………………………………


Cuidado com a gordura!

Quilinhos a mais não atrapalham somente a silhueta. Uma pesquisa divulgada na semana passada nos Estados Unidos mostrou que homens acima do peso têm muito mais chance de apresentar algum grau de dificuldade de ereção do que aqueles em dia com a balança. O trabalho, apresentado no congresso da Associação Americana de Urologia, revelou ainda que os sedentários também correm mais risco de amargar o problema.

……………………………………………………………………………………………………


Planta contra reumatismo

Substâncias presentes na samambaia e também na cainca, planta usada pelos índios brasileiros, podem aliviar o reumatismo. A constatação vem de uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Ceará. Depois de tratados com os vegetais, 24 animais não sentiram mais dor. A idéia é que as substâncias sejam antiinflamatórias.

……………………………………………………………………………………………………


Sardas

Existe tratamento para sardas? É possível tirá-las?
Diego Agnes, Porto Alegre

Sim. O tratamento é feito geralmente à base de ácidos retinóico ou glicólico e clareadores indicados pelo médico. Mas tratar as sardas envolve também uma conscientização do paciente. Isso porque elas são manchas amarronzadas que surgem após a exposição ou queimadura pela luz do sol. Se ao final do tratamento um cuidado com essa exposição não for rigoroso, as sardas voltam. Usar filtro solar diariamente nas áreas de exposição ao sol é um bom começo.
Luciana Conrado, dermatologista

……………………………………………………………………………………………………

Lentes

Uso lentes de contato há mais de três anos. Mas não fico um ano sem ter de trocá-las em decorrência do aparecimento de fungos em suas superfícies. Qual a melhor maneira de cuidar das lentes ?
Gustavo Reple, por e-mail

Os fungos na maioria das vezes não são fungos, e sim depósitos protéicos que se formam em decorrência do uso crônico e dos maus cuidados com as lentes de contato. Em geral, a manutenção das lentes de contato se baseia em três aspectos fundamentais, no caso das gelatinosas: limpeza, assepsia e desproteinização. O mais apropriado é seguir a rotina proposta pelo seu oftalmologista, sem misturar orientações. A adaptação de lente de contato é ato médico. Entretanto, deve-se deixar claro que a vida média de uma lente de contato gelatinosa é de um ano.
Cláudio Lottenberg, oftalmologista do Hospital Israelita Albert Einstein