P O L Í T I C A

NAS NUVENS
Dividida entre uma nova candidatura ao Planalto ou ao Senado, em 2010, a ex-senadora Heloísa Helena resolveu tomar distância das pressões terrenas para melhor enxergar o horizonte. Desde o final de abril, ela está aprendendo a saltar de pára-quedas. Até agora enfrentou apenas uma aula, em Boituva, interior de São Paulo. Mas o salto de estréia, segundo o instrutor, foi perfeito.

 

L O T E R I A S

FAÇAM O JOGO!
Dona de dez loterias federais, a Caixa Econômica decidiu facilitar a vida dos que acreditam na sorte. Em breve, as apostas poderão ser feitas, também, pela internet ou por mensagens de texto via celular. Estudos indicam que a arrecadação, hoje restrita às casas lotéricas, aumentará em R$ 1 bilhão por ano.

C I N E M A

SEM BRECHAS
Executivos da Paramount assistiram nesta sexta-feira 9, em Los Angeles, à primeira sessão integral do novo filme de Bruno Barreto, ainda sem título, baseado no seqüestro do ônibus 174, há oito anos, no Rio. Até sua estréia, em agosto, o longa será cercado pelo mais rigoroso esquema de segurança já visto no cinema nacional. Temendo a repetição do que ocorreu com Tropa de elite, que também produziu, o estúdio americano se calçou, inclusive, numa inédita e robusta apólice de seguro contra cópias piratas.

J U S T I Ç A

PARA TODOS
Uma decisão da 2ª Vara Empresarial do Rio determinou ao HSBC, quinta-feira 8, editar também em braile todo o seu material impresso destinado a clientes. A multa por descumprimento será de R$ 50 mil diários. Em nova ação, a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos pedirá extensão da medida aos demais bancos.

J U D I C I Á R I O

VAPT-VUPT
Durou só 21 dias a gestão do ex-ministro Walter Costa Porto na direção-geral da Escola Judiciária Eleitoral, que dá formação para magistrados da Justiça eleitoral. Deixou o cargo na quinta-feira 8, contrariado com pressões da presidência do TSE, para substituir a assessora-chefe de seu gabinete.

T V

 PRÓXIMA ATRAÇÃO
Aos 61 anos, o compositor Egberto Gismonti prepara-se para um desafio. Será apresentador de Corações futuristas, talk show televisivo voltado para o mundo das artes, que estréia no segundo semestre no Canal Brasil. Amigos do músico, que de extrovertido não tem nada, torcem para vê-lo atuar como entrevistador.

I M Ó V E I S

VIVE PARIS!
Depois da Flórida, que saiu de moda, os brasileiros estão descobrindo quanto é chique ser proprietário na Europa. A venda de apartamentos em Paris para novos e velhos ricos nacionais disparou. A procura por financiamentos – estimulada por juros luxuosamente baixos – levou o Banco do Brasil a se associar ao Banque Crédit Foncier, especializado no setor. Só nos últimos três meses, a agência do BB na capital francesa respondeu a 200 consultas de correntistas interessados.

R E F U G I A D O S

PORTAS ABERTAS
O Itamaraty está analisando proposta para acolher mais refugiados estrangeiros no Brasil. Há duas categorias entre eles: os que chegam por vias oficiais e têm assentamento garantido e os que entram no País por conta própria, mantidos em albergues. É o primeiro grupo, menos numeroso e hoje com 400 almas, que deverá crescer; talvez para 500. A nova leva incluirá palestinos, iraquianos e colombianos.

M I L I T A R E S

ENTRE IGUAIS
Ganhou um novo complicador o caso do capitãode- fragata e comandante de batalhão na Escola Naval do Rio que decidiu mudar de sexo. Além da manutenção da patente e do posto, já requerida aos superiores, o oficial solicitou, esta semana, transferência para o Corpo Feminino da Marinha. Em nota interna, o comandante da Força, almirante Moura Neto, reconheceu o inusitado da situação e impôs sigilo ao processo.

C Â M A R A

MÃOS LEVES
Quem passar a lupa sobre a Medida Provisória 413, em discussão no Congresso, descobrirá coisas do arco-da-velha. A versão original, criando incentivos para o turismo, chegou à Câmara com 19 artigos, favorecendo grupos estranhos ao objetivo do texto, tais como usineiros e fabricantes de cerveja. A engorda patrocinada pelos deputados está repleta de generosidades suspeitas.

F U T E B O L

FUTURO CARTOLA
Dedicado exclusivamente à família desde que voltou da África do Sul, Carlos Alberto Parreira já recebeu três convites para assumir o comando de equipes de futebol. A todos deu a mesma resposta, que pretende adotar para sempre: "Não quero mais nada que me obrigue a ficar em pé na beira do campo." No mundo da bola, no máximo, o técnico só admite o cargo de diretor-técnico de algum dos grandes clubes do País.

C O M B U S T Í V E I S

BR ENQUADRADA
Líder do mercado, a BR Distribuidora foi pega no contrapé. Esta semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a estatal passe a escolher por concorrência pública os operadores de seus sete mil postos de combustíveis no País. É o fim de um cobiçado cartório na estatal, movido a "critérios internos". O TCU descobriu que uma das redes credenciadas, a Gasol, de Brasília, vinha recebendo da BR, por litro de gasolina, quatro vezes mais que os demais revendedores.

B A N D I D A G E M

NINGUÉM ESCAPA
Mais uma vítima do falso seqüestro. Na sexta-feira 9, foi o ministro Marco Aurélio Mello, do STF. Pela manhã, em Brasília, atendeu ligação e do outro lado da linha uma pessoa dizendo ser sua filha Renata gritava ter sido capturada por bandidos. Rápido, Mello desligou prometendo ir ao seu encontro. Em função da voz idêntica, ligou para o Rio. E ficou aliviado ao encontrá-la trabalhando normalmente num hospital. Sem querer assustá-la, falou só da derrota do Flamengo na Libertadores, dois dias antes. No display do celular, a origem da chamada: "número não identificado".

I T A Ú

 TEMPOS MODERNOS
Funcionários do Itaú, o segundo maior banco privado nacional, receberam uma circular de seu presidente, Roberto Setubal. Citando "novas práticas de recursos humanos do mercado", o banqueiro recomenda que todos passem a se ver como "iguais", sejam chefes ou subalternos. A nova postura aposenta, por exemplo, o tratamento "doutor", tradicionalmente dispensado a ele próprio e aos demais executivos da instituição. Daí para "camarada" é um pulo.