Os livros práticos de boa qualidade estão fadados a jamais repousar por muito tempo nas estantes. Rádio: 24 horas de jornalismo (Panda Books, 138 págs., R$ 18), escrito pelo diretor de jornalismo da Rádio Bandeirantes, de São Paulo, Marcelo Parada, pertence a essa categoria. Manual indispensável para estudantes e profissionais de jornalismo de todas as áreas, relata de forma abrangente e leve as principais normas éticas e técnicas essenciais à atividade. Rico em exemplos e depoimentos pessoais, reúne requisitos capazes de empolgar também ouvintes de rádio, leitores de jornais e telespectadores. Por exemplo: na descrição do roteiro de cobertura de um grande incêndio. Ou no detalhamento das táticas para noticiar problemas de trânsito nas metrópoles. Parada vai além de compartilhar técnicas, qualidade rara num meio profissional dominado pela preocupação em ocultar métodos e fontes e em desenvolver o egoísmo e o culto à personalidade.

Ao revelar os equívocos e as negligências mais frequentes dos jornalistas, contribui para estimular o senso crítico e elevar o nível do público consumidor de notícias. Fiel ao método de redação de notícias, logo no início do primeiro capítulo Parada demarca o eixo moral organizador de toda a prática jornalística: o profissional deve fornecer ao ouvinte, leitor, telespectador o que ele quer e o que ele precisa saber, mesmo quando desconhece a necessidade. Encontrar a dosagem certa de jornalismo investigativo e boa informação de entretenimento, entender a ascendência do fato sobre as firulas narrativas e perseguir uma linguagem “que seja simples e não simplória, concisa sem ser superficial” são algumas das dezenas de dicas selecionadas e organizadas com rigor pelo diretor de jornalismo da Bandeirantes. Os tópicos sobre a importância da previsibilidade, da organização, do método e o impacto das decisões de pauta sobre os orçamentos dos veículos contribuem para diferenciar definitivamente o livro de Parada dos manuais comuns de jornalismo. Depois de relatos sobre a experiência do ouvinte-repórter e a importância social das campanhas do rádio, Marcelo Parada propõe aos estudantes um teste vocacional, no último capítulo, intitulado Como conseguir o primeiro emprego em rádio. Tão útil aos estudantes e praticantes do jornalismo quanto o clássico manual Merck para os médicos ou os guias Fodor’s para quem se aventura pelos confins do planeta. Rádio: 24 horas de jornalismo interessa também ao público em geral.