Guardada em uma pequena caixa por 65 anos, uma série de transparências do fotógrafo húngaro Thomaz Farkas acaba de vir à luz. Elas foram descobertas quando Kiko Farkas vasculhava as gavetas do antigo escritório que dividia com o pai no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a fim de selecionar material para uma exposição a ser realizada em outubro, na Luciana Brito Galeria, também na capital paulista.

abre.jpg
ESCONDIDA
Imagem realizada no final dos anos 1940 ficou guardada por mais de 60 anos.
Cedida à IstoÉ pelo filho, Kiko Farkas, participará de uma exposição em outubro

Datadas de 1949 – dez anos antes de ele assumir a Fotoptica, maior parceira brasileira da Kodak –, as transparências trazem diferentes pontos do centro de São Paulo ocupados por uma personagem pouco vista em suas imagens, a viúva do fotógrafo, Melanie. Todas elas, agora ampliadas, foram realizadas em Kodachrome, o filme preferido de fotógrafos profissionais, graças à sua riqueza de cor e luz, descritas como incomparáveis.

“Kodachrome é mais do que um filme, é um ícone da cultura pop”, declarou ao “The New York Times” Todd Gustavson, curador do museu George Eastman House, que funciona na antiga residência do fundador da Kodak, em Rochester, perto de Nova York.

IEpag86e87ReidoEmbuste-2.jpg

Ao usar o Kodachrome, Thomaz Farkas testava pela primeira vez um filme colorido – técnica muito pouco explorada na sua obra, conhecida acima de tudo pela produção em preto e branco. E era privilégio de poucos. “Como existiam apenas alguns laboratórios nos Estados Unidos e na Europa com equipamentos para revelação em K-14, processo caro, o Kodachrome foi pouco comercializado no Brasil nos anos 1950 e 1960”, comenta Sergio Burgi, curador da exposição e coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles, que guarda o acervo do fotógrafo. Esse espírito experimental e investigativo, conclui Burgi, caracteriza Thomaz Farkas desde cedo.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias