Os seios são pequenos para usarem blusas decotadas e as curvas ainda não preenchem o cós das calças. As adolescentes de 12 a 15 anos não estão com o corpo formado para comprar roupas nas lojas preferidas de suas mães, mas têm pavor das grifes infantis. De olho nesse público, grifes adolescentes começam a criar filiais para as consumidoras e abrir lojas exclusivas para a meninada. Em São Paulo, a grife infantil Halloween foi a primeira a notar a importância desse novo segmento. Abriu, há um ano, a Hallowteen, uma loja para as consumidoras que já não cabiam mais nos manequins de criança. A dona da marca, Manoela Mancini, transformou um terreno de 300 m2 num templo de perdição jovem. Com amplo espaço ao ar livre, a loja tem lanchonete com mesinhas para tomar café e potes de balas coloridos que fazem qualquer um querer voltar aos 14 anos.

“Elas são mais exigentes do que as próprias mães. Querem uma roupa com personalidade mas se recusam a ousar demais para não ficar diferentes do resto da turma”, explica Manoela. De fato, meninas nessa idade vivem em bandos, imitando umas às outras e ao mesmo tempo tentando ser descoladas. Por esse motivo, a Zion Girl, mais novo filhote da grife feminina Zion, criou uma camiseta que vem com instruções de uso para meninas que querem tesourar a peça sem errar no corte. No desfile da primeira coleção da Zion Girl, realizado no final do mês passado, modelos de 12 a 16 anos fizeram a festa com a peça criativa. Recortaram a camiseta, seguindo um dos nove modelos que mais batiam com seu estilo pessoal. Em geral, as roupas preferidas das moçoilas são as calças jeans, camisas e camisetas. “A barriguinha pode ficar de fora, mas o colo dos seios jamais”, explica Asuncion Villar, dona da Zion.

Fora do País, estilistas consagrados também investem no público teen. John Galliano acaba de criar a etiqueta Galliano Girl, que mantém o mesmo estilo despojado das roupas assinadas pelo criador, só que em versões menores. Tão “moderninha” quanto a versão teen de Galliano, a Hyper, da grife paulistana Lucy in the Sky, promete ser a nova febre entre as adolescentes mais descoladas. Criada há seis meses, a marca já é responsável por 30% do faturamento total da Lucy in the Sky, que existe há mais de 12 anos. “Foi rápido demais. As meninas hoje têm muita informação sobre moda”, conta a proprietária Lucy Goes. Prova disso é que as próprias adolescentes começam a criar sua grife. É o caso da paulista Lolita Zurita. Com apenas 13 anos, ela acaba de lançar uma marca que leva seu nome.
A inspiração vem da mamãe, Rosana, estilista do tricô. Filha de peixe…

ONDE ENCONTRAR
Hallowtenn
São Paulo (11) 3676-0005
Rio de Janeiro (21) 264-2577
Hiper
São Paulo (11) 3815-9609
Rio de Janeiro (21) 714-5266
Florianópolis (48) 224-3215
Fortaleza (85) 244-5812
Zion Girl
Rio de Janeiro (21) 540-5044
Brasília (61) 349-3036
Curitiba (41) 243-2605