Sinfonia no mar
Quando ameaçadas, as lagostas não contam apenas com a dura carcaça que envolve seu corpo. Para se defender, elas apelam para o som. Uma cientista da Duke University, nos EUA, descobriu que o crustáceo mimetiza um violino. Ele raspa continuamente o plectro, espécie de palheta que possui na base das antenas, numa estrutura semelhante a uma lixa que fica abaixo de seus olhos (foto). O barulho é tão irritante que os predadores fogem para uma presa mais silenciosa.


 

Dos 6 aos 90 anos
 

Os blocos de montar Lego tornaram-se virtuais com o lançamento de três jogos para PC – Creator Knights´ Kingdom, Racers e Rock Raiders (R$ 60 cada). No primeiro, o jogador constrói castelos, pontes e reinos inteiros com blocos 3D mostrados na tela (foto). No Lego Racers, projeta-se o próprio carro antes de disputar uma corrida. O único que não permite usar blocos de montar é o jogo de estratégia Rock Raiders, que se passa no futuro. Apesar do título em inglês, os três jogos estão em português.

Guerra dos sexos
Os cientistas já sabiam que a inteligência está ligada ao tamanho do cérebro. Como, em geral, os homens são mais corpulentos e têm crânio mais avantajado do que as mulheres, temia-se dar brecha a teorias machistas sobre a sabedoria feminina. Agora o jogo virou. Pesquisadores da Universidade da Pennsylvania, nos EUA, chegaram à conclusão de que o cérebro feminino é menor e mais eficiente do que o masculino. No estudo feito com 40 pessoas de cada sexo, descobriu-se que no cérebro das mulheres há maior concentração de massa cinzenta, estrutura responsável pelo processamento das informações.

Sob escombros
Na Nova York de 1897, as correspondências eram impulsionadas por ar comprimido e viajavam a 50 km/h em cilindros subterrâneos com 90 km de extensão. Quase meio século depois de desativada, a tubulação deve ser reaproveitada por empresas de telecomunicação para levar cabos de fibra óptica até os arranha-céus da cidade. A economia é grande. Para construir rede parecida no subsolo novaiorquino seriam necessários US$ 5,5 bilhões.

Alerta máximo
Os ambientalistas tinham razão. A agricultura é responsável pela devastação das florestas e, portanto, uma ameaça à natureza. A conclusão se baseia na análise das 17 mil maiores reservas naturais do mundo, estudadas por uma legião de 10 mil cientistas de 181 países. A situação é dramática: quase metade das propriedades é usada para agricultura sem nehuma preocupação ecológica. Se o ritmo de devastação continuar, dentro de 50 anos, entre 30% e 50% das espécies de animais e vegetais deve desaparecer. A saída é a adoção de práticas que conciliem a produção de alimentos com a conservação ambiental.

Penetras
Hackers brasileiros conseguiram destaque mundial. Nas duas últimas semanas, um grupo conhecido como Prime Suspectz invadiu quatro sites da Microsoft nos EUA, Inglaterra, México e Arábia Saudita. No lugar da página inicial, os pichadores digitais incluíram frases como “Brazil Rulez”, trocadilho que significa “Brasil manda”.