IVC, Instituto Verificador de Circulação, divulgou esta semana a primeira pesquisa de audiência da Internet brasileira, realizada durante o mês de maio em nove sites. ISTOÉ, que com o ISTOÉ Online foi a primeira revista semanal de informação brasileira a entrar na Web, é também a primeira a divulgar seus números de acesso. O site www.istoe.com.br recebeu uma média diária de 10.752 “unique visitors”, visitantes únicos identificáveis, o que dá uma média de mais de 300 mil leitores por mês. Com a inauguração deste sistema de medição, os anunciantes publicitários poderão saber com exatidão como se comportam os usuários da rede no Brasil. ISTOÉ Online está hospedado no megaportal Terra, que teve 244.224 visitantes únicos por dia no mesmo período. Entre outros sites auditados pelo IVC estão o UOL, com 485.388 visitantes, o portal Zipnet, com 177.848, o Globo On, do jornal O Globo, com 35.415 e o JBonline, do Jornal do Brasil, com 17.420 leitores por dia. Além dos visitantes únicos, também é possível saber o número de “user sessions”, visitantes únicos e que voltam ao site após um mínimo período e o de “page views”, páginas vistas. Para Michel Machado, responsável técnico do IVC, “agora a informação ficou muito mais refinada”. Juntando-se os três tipos de medição, ISTOÉ Online conhece agora o perfil completo de seu leitor na Web, quem fica mais tempo conectado, quem acessa mais páginas etc. “Estas informações são valiosíssimas e não seria possível obtê-las considerando-se apenas um tipo de medição, é preciso analisar os dados em conjunto,” diz Machado.