Comunicação a jato

Foto: Carlos Fenerich

A Associação Médica Americana está orientando os profissionais de saúde a usar mais o e-mail para se comunicar melhor com os pacientes.
A entidade estabeleceu, inclusive, algumas regras básicas para que o diálogo virtual funcione. Entre elas, estão as recomendações para usar apenas as páginas protegidas por senhas, evitar mandar uma mesma mensagem para um grupo de pacientes e nunca fornecer o endereço eletrônico do cliente a integrantes da família ou da indústria farmacêutica.

……………………………………………………………………………………………………..


Menos inchaço

Está previsto para chegar este ano às farmácias americanas, o anticoncepcional Yasmin, da Schering. A pílula é feita de um novo tipo do hormônio progestogênio. Sua vantagem, segundo o fabricante, é reduzir a retenção de líquidos – e portanto, o inchaço – do que as usadas hoje. A novidade foi anunciada no Congresso “Construindo a ponte entre diagnósticos e terapia”, realizado pela empresa farmacêutica, na semana passada, em Richmond, na Califórnia.

……………………………………………………………………………………………………..


Diagnóstico para Alzheimer

Vem dos Estados Unidos uma esperança de diagnóstico precoce do mal de Alzheimer. Hoje, a certeza definitiva da ocorrência da doença só aparece com a análise do cérebro do paciente depois de sua morte. Mas o que cientistas americanos obtiveram foi uma molécula que, colocada no cérebro, indica se o mal está em desenvolvimento. O experimento foi feito em animais, mas os pesquisadores estão animados.

……………………………………………………………………………………………………..


Golpe na malária

O pesquisador Afonso Celso Nazário, da Universidade Federal de São Paulo, anunciou no Seminário Brasileiro sobre Climatério e Menopausa que a substância tibolona melhora a disposição sexual feminina. O medicamento substitui o estrogênio na reposição hormonal de mulheres que não podem tomar o hormônio feminino. No fígado, parte da tibolona se transforma em hormônios masculinos, restaurando o desejo.

……………………………………………………………………………………………………..


Fibra na lancheira

Um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) pode ajudar os papais a fazer com que seus filhos comam mais fibras. Conduzido por Helga Maffei e Mary Carvalho, o trabalho mostra que medidas simples, como preparar em casa pães, bolos e farofas com farelo de trigo, incluir o kibe no cardápio e deixar a criançada comer pipoca de vez em quando ajudam a regularizar o funcionamento do intestino.

……………………………………………………………………………………………………..


Lábios

Tenho uma descamação permantente no lábio inferior. O diagnóstico foi de ceratose escamosa benigna. Já passei remédios, mas o problema continua. Há algum tratamento definitivo? O que provoca o fenômeno?
José Evangelista de Souza, Belo Horizonte

Essa descamação frequente pode ocorrer por diversas causas. Se o lábio for muito carnudo, por exemplo, há chance de estar muito exposto e inflamar constantemente. O hábito de passar sempre a língua também favorece irritações. Pode ser tratado com peeling local para uma descamação mais profunda ou ainda laser para eliminar essa camada superficial, dando lugar a uma pele renovada. De qualquer forma, a lesão descamativa em lábio deve ser avaliada com regularidade pelo dermatologista porque pode se tornar maligna.
Ana Lúcia Recio, dermatologista

……………………………………………………………………………………………………..

Hidroginástica

Tenho 65 anos e quero saber como a hidroginástica pode me ajudar. Neusa Cabral, São Paulo

Trata-se de um ótimo meio de se exercitar. Além de trazer enormes benefícios cardíacos, musculares e respiratórios, oferece excelentes efeitos psicossociais. Fazendo hidroginástica, pode-se prevenir a osteoporose (comum nessa faixa etária) e aumentar o bem-estar. E não se pode esquecer que a prática de uma atividade física tem o poder de estimular o vigor, a auto-estima e a sociabilização.
Almeris Armiliato, diretor médico da Bio Ritmo