02/07/2014 - 19:09
A dramática classificação na disputa de pênaltis contra o Chile, no sábado, no Mineirão em Belo Horizonte, serviu não só para mostrar ao técnico Luiz Felipe Scolari e a seus 23 comandados de que emoção e técnica precisam estar em equilíbrio para a disputa de um torneio tão intenso quanto a Copa do Mundo. O empate de 1 x 1 nos 120 minutos de jogo foi fundamental também para acender a chama da torcida brasileira, que não parou de apoiar o time um segundo sequer. Mesmo aqueles que tinham dúvidas sobre a capacidade dos brasileiros em incentivar seu time em casa, saiu do Mineirão naquele início de noite de sábado certo de que o time canarinho passará a contar a partir de agora com um 12º jogador nos estádios por onde a Seleção passar. E não se trata de nenhum juiz, como a imprensa internacional e os técnicos de algumas seleções fizeram questão de, maldosamente, insinuar após o pênalti sofrido por Fred na partida contra a Croácia, na abertura do torneio.
Além de apostar em cânticos mais criativos que o já para lá de batido “Sou brasileiro, com muito orgulho…”, os torcedores que foram a Minas Gerais uma empolgação e um apoio ao time brasileiro que ainda não havia sido visto nesta Copa. Já no final da partida, com o time comandado por Scolari extenuado após quase duas horas de futebol, o Mineirão, em peso, passou a cantar: “Eu acredito, Eu acredito”. A campanha organizada pelos patrocinadores da Seleção para ensinar os torcedores novas músicas também deu resultado e o que se viu em Belo Horizonte foi um espetáculo nas arquibancadas.
Com o show que os brasileiros deram na terça-feira em São Paulo ao apoiar a Suíça contra a arquirrival Argentina, a expectativa é de que o Castelão, em Fortaleza, onde o Brasil enfrenta a Colômbia por uma vaga nas semi-finais na sexta-feira. Se o que aconteceu nos últimos dias nos estádios do país for uma prévia para o jogo, só há uma certeza: o Castelão vai se transformar em um caldeirão.
A torcida cearense já está se preparando para inovar e incentivar a Seleção na partida desta sexta-feira. Milhares de panfletos com letras de músicas tradicionais dos estádios e adaptadas à campanha brasileira na Copa serão distribuídas na entrada do estádio. Confira algumas delas:
“Sou brasileiro,
sou pentacampeão, sou brasileiro,
sou invejado pelo mundo inteiro,
a sexta taça vamos conquistar”
“E vamo, vamo, vamo meu Brasil,
E vamo, vamo, vamo meu Brasil,
Eu quero ver, ganhar mais um mundial”
Brasil, estaremos contigo
Somos uma nação
Não importa o que digam
Sempre levarei comigo
Minha camisa amarela
Cinco taças na mão
Essa Copa é nossa
Vai começar a festa…
Dá-lhe dá-lhe dá-lhe oooo…
Brasil vai ser campeão!
Explode Castelão na maior
Felicidade
É lindo o meu Brasil
Contagiando e sacundindo
Essa cidade
Há também uma versão de provocação aos argentinos, confira:
Mil Gols, mil gols, mil gols
Só Pelé, Só Pelé
Maradona, Cheirador