Artes Visuais

As quatro estações

CAMINHANDO NO CAMINHO/ Parquinho Lage/ Parque Lage, RJ/ até 8/9

As quatro estações

Quando se fala em “arte para comunicar com as crianças”, um dos primeiros nomes que vêm à mente é Ernesto Neto, autor de uma produção de grande apelo sensorial – situada entre a escultura e a instalação –, que convida o espectador a tocar, cheirar e interagir com a obra. É natural, portanto, que Neto seja o primeiro artista convidado do projeto “Parquinho Lage”, que leva ao Parque Lage instalações de artistas que se comunicam com o universo infantil.

abre.jpg

Assim como a maior parte das obras de Neto, “Caminhando no Caminho” (foto) é uma instalação interativa, que ganha sentido quando ativada pelo espectador. O trabalho consiste em um meio-fio de concreto que circunda duas pequenas árvores – uma europeia (fícus) e outra brasileira (palmeira) – e que serve de passarela para brincadeiras. Foi montado originalmente na área externa da Hayward Gallery, na margem do rio Tâmisa, em Londres, em ocasião da exposição individual do artista na prestigiosa instituição, em 2010.

“Caminhando no Caminho” é a primeira ação da Oca Lage, nova Organização Social que passa a administrar a casa França-Brasil e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio. O projeto “Parquinho Lage” prevê a instalação de quatro trabalhos a cada 12 meses, acompanhando as estações do ano.

A obra de Neto trabalho ocupará o local durante o inverno. Foi instalada no parquinho, próximo aos balanços, gangorras e escorregadores. Felizmente, não tem classificação etária e pode ser usufruída por crianças de todas as idades. A relação que uma criança “crescida” pode estabelecer com a obra não precisa ser motora, pode ser olfativa ou tátil, já que esse “jardim de inverno” está pousado sobre um piso aromático de cascas de árvore.

Fotos: Agilson