No palco minúsculo do restaurante que lembra o ambiente de um antigo hotel, o grupo símbolo da bossa nova, Os Cariocas, desfia clássicos que impregnam a alma brasileira – Samba de verão, Pobre menina rica, Só danço samba, Corcovado, Ela é carioca e, é claro, Garota de Ipanema. Das mesas, as pessoas acompanham as letras cheias de diminutivos de Minha namorada, movendo os lábios em silêncio respeitoso. Mais do que um delírio passadista, o espetáculo Rio gosto de você – um tributo à bossa nova – em cartaz no Baretto, em São Paulo, até quinta-feira 26 –, dirigido pelo crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello, é uma prova da vitalidade da MPB e, principalmente, do grupo criado em 1942 pelos irmãos Ismael Neto e Severino Filho, cariocas do bairro da Tijuca. A partir de 1946, então um quinteto, formado por Badeco, Quartera, Valdir e os dois irmãos, Os Cariocas fizeram muito sucesso com as harmonias intrincadas boladas por Ismael, morto em 1956 exatamente no momento em que a bossa nova começava a escorrer dos enfumaçados bares de Copacabana e Ipanema para se tornar um movimento.

Em 1962, suas vozes emolduraram o célebre show Encontro, da boate carioca Au Bon Gourmet, reunindo pela primeira e única vez João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Na mesma noite, Tom e Vinícius apresentaram a inédita Garota de Ipanema, introduzida por um bate-papo em rimas, convidando João para cantá-la. Os Cariocas reproduzem a conversa no show, pontilhando-o com comentários típicos de quem realmente viveu a história. Atualmente formado por Severino, primeira voz e piano, Quartera, terceira voz e bateria, e os “novatos” Neil Carlos Teixeira, segunda voz e contrabaixo, e Elói Vicente, quarta voz, violão e gaita, o grupo está lançando um disco com o mesmo nome e repertório do espetáculo, que ainda inclui Marina, de Dorival Caymmi, e Águas de março, de Tom Jobim. No final dos anos 80, quando seus integrantes se reagruparam após um recesso de 20 anos, Severino de Araújo Silva Filho, que é pai da atriz Lúcia Verissimo, avisava modesto: “Não somos um grupo de músicos que cantam, mas de cantores que se acompanham.” Pelo visto, não só permaneceu o melhor grupo vocal na ativa, como se tornou um excelente conjunto instrumental, econômico e de bom gosto, como pede o gênero abraçado.