Cabeça poluída

Entre os tantos e diversos efeitos maléficos da poluição ambiental, descobriu-se agora um que afeta justamente a nossa capacidade de buscar soluções para o problema. Cientistas da Universidade de Londres revelaram que certos componentes dos poluentes, como o chumbo, estão prejudicando gravemente a inteligência de milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente as crianças. Mesmo a erosão do solo estaria tirando micronutrientes essenciais à inteligência, como o ferro, dos alimentos agrícolas. O estudo alerta ainda que nos países pobres e em desenvolvimento esses efeitos podem chegar a níveis alarmantes.
………………………………………………………………………………….


Três em um

Ao longo da semana, cresceram em todo mundo as apostas e especulações de que o governo dos EUA pretenderia pedir à Justiça a divisão da Microsoft em duas ou três companhias distintas. Esta seria então a punição pelo veredicto já divulgado de que a empresa de Bill Gates exerce, sim, a prática monopolista de mercado. Cada uma das novas “baby Bills” (filhotes da empresa-mãe), como já foram apelidadas, ficaria com uma parte dos negócios. Uma, por exemplo, cuidaria do sistema operacional Windows. A segunda, de utilitários como o Word e o Office. E uma terceira ficaria encarregada exclusivamente dos produtos para a Internet. Os boatos, como não poderia deixar de ser, derrubaram as ações da empresa. Mas não foram suficientes para tirar de Bill Gates a posição de homem mais rico do mundo. Mesmo tendo perdido perto de US$ 40 bilhões em ações de sua companhia, o restante de sua fortuna – US$ 60 bilhões, investidos em outras áreas – ainda garante sua liderança.
………………………………………………………………………………….


Amantes fósseis


Cientistas sul-africanos desenterraram na quarta-feira 26 o mais completo crânio fossilizado de um hominídeo, espécie de primata que teria dado origem aos primeiros ancestrais humanos. O crânio, de uma fêmea, foi achado ao lado de uma mandíbula de macho. Foram identificados como Paranthropus robustus, linhagem que desapareceu há cerca de um milhão de anos. Como estavam muito próximos, foram apelidados de Orfeu e Eurídice, em homenagem aos amantes da mitologia grega. Espera-se agora que um estudo comparativo com fósseis de outras linhagens ilumine ainda mais as razões de sua extinção e da própria evolução humana.