Dividir os CDs, ou acertar a cor das paredes do novo apartamento sozinho, não é tarefa assim tão fácil. Separar não causa apenas dor ou alívio. Existem problemas práticos, alguns até simples, mas de difícil solução. Alguns homens são capazes, por exemplo, de receber os amigos em torno do bar superbacana para inaugurar o novo lar. Mas jamais vão pensar no gelo. Como se durante aqueles anos de casamento o porta-gelo estivesse sempre cheio, como acontece nas novelas. Foi pensando nisso e em outros problemas mais sérios – como ajuda emocional e jurídica – que a administradora de empresa Maria da Glória de Azevedo Antunes, 37 anos, e a economista Sandra Lia Santa Maria, 41, criaram em São Paulo a Sós Descomplic, um serviço que administra a vida de recém-separados ou mesmo solteiros que não têm tempo para se dedicar à casa. “Nosso leque de clientes cresceu e hoje quebramos qualquer galho”, diz Glória.

Mais de 70% dos clientes da empresa são homens. Quando se separam, ficam meio zonzos. “A primeira coisa que fazem é comprar eletrodomésticos, mas a geladeira vive vazia”, conta Sandra. O executivo Lauro Vallejo, 47 anos, paga R$ 1.200 por mês para a empresa deixar o seu apartamento em São Paulo impecável. “Tenho duas ex-mulheres e um filho com cada uma delas”, conta Vallejo. “Chego em casa e as minhas camisas estão em ordem”, revela.
Já as mulheres são mais passionais e, em geral, ficam na casa montada.

Apesar de quase sempre tomarem a iniciativa da separação – já que poucos homens têm coragem –, são elas que pedem ajuda emocional. Por isso, a empresa oferece também atendimento psicológico ou terapias alternativas. Não foi porque se separou, porém, que Lucila Marques, 37 anos, procurou a dupla de quebra-galhos. Ela era executiva em Campinas e não tinha tempo para administrar a reforma do apartamento comprado em São Paulo. “Deu tudo certo. Até hoje, a empresa troca as flores toda semana!”, conta Lucila.

O custo depende do que o freguês precisa. Cada dia enfrentam um caso diferente. Cobram por volta de R$ 30 a hora de conversa.“O importante é o atendimento personalizado e a discrição”, alerta Glória.


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