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O sucesso mundial do BMW X1 e do Audi Q3 fez a Volvo se mexer — e essa mexida chegou ao Brasil. As 28 revendas Volvo no Brasil já estão recebendo as primeiras unidades do modelo V40 Cross Country. Não era sem tempo. Em 2013, o X1 registrou 2.716 vendas e o Q3 fechou no ano com 1.609 emplacamentos, ambos no mercado brasileiro. Para enfrentar os crossovers compactos alemães, a Volvo está importando 200 unidades do V40 CC T5 AWD. Traduzindo: é uma versão mais alta do hatch, com visual aventureiro (daí o nome Cross Country), com motor 5 cilindros de 210 cavalos e tração 4×4 integral. É uma proposta diferente, pois o carro não pretende ser um SUV compacto, mas sim uma opção para quem deseja viajar para uma praia ou fazenda no fim de semana, mas utiliza um carro no dia a dia.

A proposta do V40 Cross Country é ser o hatch premium mais versátil do segmento. De cara, o motor T5 oferece 30 cv a mais do que o T4 da versão Dynamic (180 cv). Além disso, o bom torque de 30,6 kgfm está disponível numa grande faixa de giros do motor, entre 2.700 e 5.000 rpm. O carro é rápido e sai da imobilidade até os 100 km/h em bons 7,2 segundos. Além disso, o câmbio automático sequencial de seis velocidades, aliado à tração nas quatro rodas, permite uma boa tocada ao volante. Ele não tem borboletas para trocas manuais — mas, se a proposta é aventura, isso não faz falta. Entretanto, existe uma incoerência na escolha dos pneus. O carro avaliado usava Pirelli P-Zero 225/45 R18, que são próprios para alto desempenho em estrada. Para rodar na terra, o ideal seria pneus de uso misto (Scorpion ATR, no caso da Pirelli). Afinal, é um carro que vem com controle de frenagem em descida. E seu sistema Instant Traction transfere o torque para a roda que tem mais aderência nos casos de pisos irregulares ou sobre cascalho. A suspensão foi elevada em 40 mm, para vencer obstáculos.

Em relação ao V40 normal, o CC mudou bastante. Ele ganhou novo pára-choque, grade hexagonal, luzes de LED na posição vertical e faróis de xenônio mais alongados. As rodas de série são de 18 polegadas com desenho exclusivo. Uma proteção de plástico inferior dá a volta em todo o carro, passando pelos para-choques. As molduras e os espelhos são em preto brilhante. O pára-choque traseiro envolve as duas ponteiras de escapamento. Por fora, o carro tem ainda aerofólio, teto panorâmico e barras de teto em alumínio. O carro avaliado estava com dois acessórios: Sensus Connect Touch (R$ 7.690) e Styling Kit (R$ 5.729). O primeiro inclui internet, sistema iGo de navegação por GPS igual ao aplicativo Waze (mostra opções de rotas sem trânsito), wi-fi e previsão do tempo, entre outros itens. O segundo inclui aerofólio de teto (R$ 2.469) e difusor na cor prata.

Por dentro, o V40 Cross Country é muito bonito e sofisticado. O acabamento é em alumínio, inclusive a parte interna do volante. O painel e as portas são emborrachadas, o que é uma diferença incrível para os plásticos usuais. Ele vem com ar-condicionado digital dual zone, piloto automático, sensores de chuva, luz e estacionamento, faróis de xenônio direcionais e sete airbags. O sistema Whips protege a coluna cervical dos ocupantes em caso de impacto traseiro. Uma das grandes inovações da Volvo em segurança é o airbag de pedestre. Em caso de atropelamento, uma bolsa de ar se infla sobre o vidro dianteiro, saindo de uma fresta que se abre na parte de trás do capô em caso de colisão. Esse sistema faz parte do pacote opcional Safety, que custa R$ 15.000. 

Em termos de segurança e conveniência, o V40 é muito completo. Um dos itens mais interessantes é o quadro de instrumento com três modos: Elegance (padrão), Eco (com dados de consumo) e Performance (com destaque para o conta-giros). Esse último mostra também a potência momentânea. A direção elétrica também tem três configurações de ajuste (mais leve, moderada ou mais pesada). Para a iluminação do ambiente, o motorista tem sete cores à sua disposição, por meio da iluminação de um LED que não ofusca a visão de quem dirige. Até um sistema de filtragem extra do ar (AQS) está disponível, uma vez que, segundo a Volvo, 45% das pessoas sofrem algum tipo de alergia.

Outro equipamento de segurança é o Volvo On Call. Dois botões no painel garantem a proteção do veículo, assistência 24 horas e conveniência por meio de um aplicativo que é baixado no smartphone. Um botão SOS também informa a central sobre um acidente grave — e a própria Volvo se encarrega de avisar a polícia e enviar uma ambulância ao local.

A versão Cross Country T5 AWD é a mais cara da linha Volvo V40: R$ 141.500 (ou R$ 166.500 com os dois pacotes de opcionais). O BMW X1 2.0 tem 184 cv e parte de R$ 144.950 e pode chegar a R$ 151.950. Já o Audi Q3 Ambition 2.0 oferece 211 cv e seu preço começa em R$ 135.600 e pode ir a salgados R$ 193.200. Parece que o V40 CC está no jogo. 

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