Medicina & Bem-estar

Banho quente contra a hipertensão

Pesquisa brasileira revela, pela primeira vez, os benefícios do exercício em piscina aquecida para vencer a hipertensão resistente

Banho quente contra a hipertensão

Banho quente contra a hipertensão


Existe um grupo de pessoas hipertensas que não consegue manter a sua pressão dentro dos limites seguros nem mesmo sob a ação conjunta de três medicamentos diferentes. Dados de um estudo em andamento em 25 hospitais universitários do País indicam que o problema afeta pelo menos 16% dos pacientes hipertensos em tratamento.

+ Banho de assento: como fazer e para que serve
+ Banho de sal grosso: como preparar, benefícios e cuidados
+ Luan Santana exibe braço musculoso ao tomar banho de rio no Mato Grosso do Sul

abre.jpg
DESCOBERTA
Na piscina, os vasos sanguíneos se dilatam, facilitando a circulação

Estima-se que a hipertensão resistente eleve em três vezes o risco de se ter um acidente vascular cerebral, infarto ou insuficiência cardíaca e renal em relação a quem consegue controlar a pressão. Ela é também um desafio para os médicos, pois a literatura científica ainda carece de dados para definir a conduta mais adequada para domá-la. Não há certeza, por exemplo, sobre o remédio que seria mais eficiente ao ser adicionado aos outros já em uso ou quanto ao exercício mais adequado a esse contexto.

Mas as primeiras respostas estão começando a surgir. Numa pesquisa pioneira, um grupo de pesquisadores liderados pelo fisiologista do exercício Guilherme Veiga Guimarães, do Laboratório de Insuficiência Cardíaca do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo, comprovou os poderes da hidroginástica associada à água quente. É a primeira vez que isso foi constatado. O trabalho foi publicado recentemente no “International Journal of Cardiology”, um dos mais importantes da área da cardiologia.

O estudo foi realizado com 32 pacientes de hipertensão resistente com idade entre 40 e 65 anos, em tratamento há mais de cinco anos e que tomavam os mesmos medicamentos nos últimos seis meses. Por 12 semanas, 16 pessoas fizeram exercícios – incluindo caminhada – dentro de uma piscina aquecida a 32°C.  O outro grupo permaneceu sedentário. “Esse programa de exercícios levou a uma diminuição significativa da pressão”, disse Guimarães. No teste, os pacientes continuaram tomando remédios.

IEpag74Hipertencao.jpg

+ Sabrina Sato aparece com micro biquíni e surpreende seguidores

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

A pesquisa chamou a atenção da comunidade científica. Antes dela, o que se sabia era que os exercícios em solo conseguiam reduzir a hipertensão resistente, em média, em 4 mmHg ou 5 mmHg (medida da pressão). Na água, o resultado foi melhor. “Conseguimos uma redução de 20 mmHg. Isso é relevante para melhorar o tratamento”, diz o pesquisador.

A explicação para o maior impacto da atividade na água aquecida é a soma da dilatação dos vasos promovida pelo calor com o efeito da pressão hidrostática (exercida pela água sobre o corpo). A adesão à terapia também surpreendeu. Um ano depois de iniciada a prática, nenhum paciente tinha desistido.

Foto: Alamy/Latinstock

Veja também
+ Mãe de Eliza Samudio diz que Bruno não paga pensão e que filho do goleiro se sente culpado pelo crime
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Baleia 'engole' pescador nos EUA e depois o cospe vivo
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Faustão é internado em hospital de SP
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS

Tópicos

Como acabar com coceira Pós-banho? Como baixar a pressão arterial em poucos minutos? Como usar o alho para baixar a pressão? É bom tomar banho gelado de manhã? É bom tomar banho gelado? É melhor tomar banho quente ou frio? É verdade que dipirona abaixa a pressão? Faz mal tomar banho de água fria? O que a água morna faz na pele? O que acontece se tomar banho quente e sair no frio? O que é bom para estabilizar a pressão alta? O que fazer para abaixar a pressão rapidamente? O que fazer para parar de se coçar? O que fazer para tomar banho no frio? O que o banho gelado pode causar? O que o banho quente causa a pele? Para que serve água morna na pele? Pode tomar banho assim que acordar? Pode tomar banho depois do treino? Pode tomar banho gelado depois do treino? Pode tomar banho quente todos os dias? Por que é tão bom coçar? Porque banho quente dá coceira? Porque quem está com pressão alta não pode tomar muita água? Porque tomar banho pela manhã? Quais os benefícios de um banho quente? Qual a temperatura necessária para queimar a pele? Qual a temperatura recomendada para banhos em dias frios? Qual banho baixa a pressão? Qual banho é melhor para pressão alta? Qual é o melhor banho após os exercícios? Qual é o tempo ideal para tomar banho? Qual fruta abaixa a pressão? Qual o mal de tomar banho quente? Qual os benefícios do banho? Quantas calorias queima banho gelado? Quantas vezes na semana devemos Tomar banho? Quanto tempo depois de fazer exercício posso comer? Quanto tempo esperar para tomar banho depois do treino? Quem tem pressão alta pode tomar banho frio? Quem tem pressão alta pode tomar banho quente? Tem problema tomar banho gelado no frio?