Chama-se Caparo T-1 a supermáquina que ilustra essa página. Ela acelera de zero a 100 quilômetros por hora em apenas 2,5 segundos. É covardia compará-la com os automóveis convencionais. Motivo: o Caparo foi desenvolvido por Scott-Geddes e Graham Halstead, dois dos mais experientes engenheiros da escuderia de Fórmula 1 McLaren, com o objetivo de dar ao motorista comum a sensação de pilotar, nas ruas, um carro de corrida. “Ele é um primo bastante próximo dos F-1”, disse Geddes no lançamento oficial desse modelo, na semana passada, no Festival de Veículos de Goodwood, nos EUA. Apesar de ter sido apresentado aos americanos, serão os ingleses, no entanto, os primeiros a adquiri-lo – as encomendas devem ser entregues no início do ano que vem, quando sai a autorização para a circulação do veículo.

Nos EUA, diversos órgãos governamentais pisaram no freio porque consideram que esse automóvel coloca em risco a segurança das pessoas. Nas mãos de jovens que adoram disputar rachas, o Caparo seria uma arma fatal ao atingir facilmente o limite de 300 quilômetros por hora. Mais: o motorista terá nas mãos um veículo com potência de 500 HP, apenas 25% mais fraco que um carro de Fórmula 1. A montadora Caparo Vehicles Technologies (pertence à McLaren) se defende e alega que as Ferrari têm motores semelhantes e sempre trafegaram pelas vias públicas. Ainda segundo o fabricante, o revestimento em fibras de carbono absorve todo o impacto em casos de colisão, protegendo o motorista e o carona (só comporta duas pessoas). Também o preço é de tirar o fôlego: US$ 300 mil.