Mustang50anos1.jpg

 

O Ford Mustang completa 50 anos nesta quinta-feira. O carro — um dos maiores ícones da indústria automobilística — foi lançado no dia 17 de abril de 1964. Para comemorar a data, a Ford apresentou a série especial 50 Years. Serão somente 1.964 unidades produzidas, justamente para lembrar o ano de seu surgimento. O Mustang 50 Years é derivado da versão GT e vem equipado com potente motor 5.0 V8 de 420 cv. Ele pode ser branco ou azul, com câmbio manual ou automático. O branco tem o mesmo tom do primeiro Mustang vendido em 1964.

Poucos carros foram tão importantes na história de uma marca como o Mustang foi para a Ford. Curiosamente, esse carro não nasceu para ser um esportivo como concebemos atualmente — muita potência e fantástica dirigibilidade. O Ford Mustang surgiu para ser um carro que pessoas dos mais diferentes perfis pudessem comprá-lo. Seu sucesso foi estrondoso e sua fama é mundial.

O nome foi inspirado num fantástico caça da Segunda Guerra Mundial, o P-51 Mustang, fabricado pela North American. É também o nome de uma raça de cavalo selvagem dos Estados Unidos. O Ford Mustang inspirou vários modelos nesses 50 anos, de várias marcas. A grande cabeça por trás do projeto era do executivo Lee Iacocca, que posteriormente também criou as minivans na Chrysler. Apesar de possuir milhares de fãs no Brasil, a Ford não importa o esportivo oficialmente, pois considera que os custos de pós-venda não compensam.

Mustang50anos2.jpg