O pagamento eletrônico de pedágios e estacionamentos passa por uma forte expansão. Durante muito tempo dominado por uma única empresa, esse mercado é explorado atualmente por diversas companhias. Para o consumidor, trata-se de uma boa notícia. Quanto maior o número de concorrentes, mais descontos e ofertas são oferecidos. Em fevereiro, uma nova regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou que todos os aparelhos colados no para-brisa do carro (chamados de tags) operem na frequência de 915 MHz. Na prática, significa que o motorista não precisa se preocupar em saber se o seu equipamento será aceito em determinadas estradas federais – deverá funcionar em todas elas. “É provável que mais empresas entrem no mercado a partir de agora”, diz Érico Guzen, superintendente do setor rodoviário da ANTT. A entrada da ConectCar em 2013 como concorrente da pioneira Sem Parar reduziu o preço do tag pela metade e ofereceu um serviço integrado com os postos de gasolina. “Agora estamos entrando nas estradas federais e, até outubro, estaremos em todo o País”, diz João Cumerlato, superintendente da ConectCar.

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