Ditadura
Uma por outra

Anunciada pelo ministro Celso Amorim, a decisão das Forças Armadas de investigar “crimes contra os direitos humanos em unidades militares a partir de 1964” pode dar em nada. Nenhuma das três Forças instaurou Inquérito Policial Militar para lidar com as denúncias e indícios de autoria disponíveis. Optaram por criar comissões de sindicância, que são simples avaliações administrativas dos feitos. A escolha tem pinta de água fria…

BOE-01-IE.jpg

 

Ditadura 2
Patente alta

Na Aeronáutica foi nomeado como sindicante o major brigadeiro Raul Botelho. Chefe do III ComAr e respeitado na FAB, ele está na lista de oficiais aptos à promoção à quarta estrela, em março
do ano que vem. Alguns membros do Alto Comando, que escolherão os ungidos, são francamente contrários às investigações. Botelho trabalhará sob forte pressão.

BOE-02-IE.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail
 

Legislativo
Retorno

O ex-ministro Eliseu Padilha está de volta a Brasília. Não para assumir a Secretaria Especial de Portos, como foi cogitado. Na Câmara ocupará a vaga de Mendes Ribeiro Filho. O deputado pediu aposentadoria por invalidez para seguir tratando um tumor no cérebro e trabalhando na política, dentro do possível. No Legislativo e quando ministro da Agricultura, o gaúcho recorria a várias licenças, em função da doença. Padilha está escalado também para trabalhar nas redes sociais, na campanha de reeleição de Dilma Rousseff.

Justiça
Briga na corte

Em resposta à consulta da presidenta do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Leila Mariano, o CNJ determinou que o Órgão Especial deve ser composto em igualdade por desembargadores de carreira e aqueles oriundos da advocacia e do Ministério Público. O governo fluminense foi ao STF questionar a fórmula, a pedido do TJ. O mandado de segurança caiu nas mãos do ministro Marco Aurélio, que indeferiu o pedido de liminar.

BOE-03-IE.jpg

 

Copa
É ele

Com a aposentadoria de Valmir Campelo no Tribunal de Contas da União, a fiscalização do uso de dinheiro do governo federal nas obras de construção e reforma dos estádios ficará a cargo do ministro Walton Alencar Rodrigues. Ele é o decano da Corte e dirá, em última instância, se as nossas arenas foram superfaturadas  e, portanto, são as mais caras, quando comparadas às das últimas três copas. Há quem jure que não.

Energia
Alta tensão

Ate dezembro, 47 distribuidoras de energia terão suas tarifas reajustadas pela Aneel. Embora a agência afirme não existir tendência de aumentos de dois dígitos nas contas de luz neste ano, especialistas no setor admitem que haverá muitas correções acima de dez por cento, em função do alto custo da energia no mercado de curto prazo, fruto em parte das secas e do consequente uso das termelétricas.

Previdência Social
Eu, não!

Funcionários da Dataprev, que processa os benefícios do INSS entre outros serviços, relatam indignados pressões internas para que entrem na Onda, uma espécie de Facebook da empresa. Os brasileiros adoram redes sociais, mas imposições assim colidem com o espírito de liberdade que é uma marca da internet, além de gerar ti-ti-ti interno de que a dona do software ganha por cada habilitação na ferramenta.


Igreja
Há pecado?

A Polícia Federal investiga o pastor José Wellington Bezerra Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil há 25 anos. O inquérito feito a pedido do procurador Antonio Cabral, do Ministério Público Federal, é para apurar supostos crimes previdenciários, de lavagem de dinheiro e contra a ordem tributária. Tudo começou com denúncia ao MPF feita por sete pastores da denominação, representados pelo Escritório Jorge Vacite Neto, do Rio de Janeiro.

BOE-04-IE.jpg

 

Agricultura
Sinal verde

Até o ano passado batizada de safrinha, a segunda colheita nacional de milho perdeu a definição em diminutivo no mundo do agronegócio. Fala-se agora em primeira e segunda safra anuais. A que termina de ser retirada do campo este mês somou 31,5 milhões de toneladas; a que se inicia em maio alcançará 43,9 milhões de toneladas. E por falar em milho, a China acaba de retirar todas as restrições sanitárias ao grão brasileiro. Isso multiplicará as vendas do Brasil para o gigantesco mercado asiático.

BOE-05-IE.jpg

 

Cultura
Triste realidade

Estudo do Sesc e da Fundação Perseu Abramo, constatou que 61% dos brasileiros nunca assistiram a uma peça teatral. O índice atinge 89% quando se trata de ópera ou concertos de música clássica. Quando perguntados sobre quais atividades gostariam de fazer nas horas livres, se pudessem escolher, sem a preocupação com o tempo, dinheiro ou permissão, 51% citaram o desejo de viajar, 41% curtir a companhia da família, 24% a vontade de cuidar de si mesmos e outros 18% a intenção de descansar.

Economia
Perdeu a forma

No fundo, o Palácio do Planalto não irá se abalar se a Medida Provisória 627 perder a validade no Congresso. Isso porque foram tantas as modificações feitas pelo deputado Eduardo Cunha, relator da matéria, que o texto ficou com ar de “Frankstein”. Disputas à parte, a profunda mudança na sistemática de tributação dos lucros de empresas no Exterior é algo que tira o sono de executivos brasileiros.

Negócios
Retenção

Pesquisa da CNI que será entregue nos próximos dias à Receita Federal mostra que os R$ 20 bilhões em créditos tributários retidos em cofres públicos afetam muito as empresas exportadoras. Das 640 companhias ouvidas numa sondagem da entidade, metade garantiu que não aumenta a venda de produtos lá fora devido aos créditos que acumularam – 58,8% de PIS/Cofins, 43,3% de IPI e 54,6% de ICMS.


MPF
Com status

Em documento que enviará ao Ministério da Defesa, a Procuradoria Geral da República dirá que os comandantes da Aeronáutica, Exército e Marinha não precisam ir para a reserva, s completam 70 anos na chefia de suas Forças. A idade-limite para um servidor público se aposentar não vale nos casos de nomeados pela Presidência da República para cargos comissionados de natureza especial, de acordo com a PGR. O questionamento sobre os quatro estrelas partiu de militar da reserva que vive no Rio de Janeiro. 

Política
Dançou legal

O deputado André Vargas está na lista dos 100 parlamentares mais influentes e em ascensão no Congresso Nacional. O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar teve que retirar correndo o nome do parlamentar paranaense da lista que será divulgada no mês que vem. Em 2013, “por seu compromisso com o PT, a democracia e a sociedade brasileira” Vargas era uma das estrelas do Diap.

Literatura
A caminho

Em avião próprio e com uma comitiva de apenas seis pessoas, o presidente de Gana, John Dramani Mahama, chega ao Brasil na terça-feira 15. Nas 48 horas que ficará por aqui, ele participará da 2ª Bienal do Livro e da Leitura, em Brasília, onde autografará “Meu Primeiro Golpe de Estado”. O editor Luiz Fernando Emediato, da Geração Editorial, que comprou os direitos da obra antes de Mahana ser eleito, teve que recorrer ao Itamaraty, já que o filósofo circulará no evento agora como “chefe de Estado”. Ele também foi eleito este ano líder da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental.

BOE-06-IE.jpg

 

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias