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Saiba como degustar um bom chocolate.

Não é só para os cristãos que a Páscoa é motivo de comemoração. Por causa do grande volume de vendas, a data é a segunda mais importante para o varejo, atrás apenas do Natal. Nas prateleiras, deliciosas opções de ovos de Páscoa aguçam o paladar dos brasileiros – os terceiros maiores apreciadores de chocolate do mundo. Os números do setor mostram que a busca por produtos de melhor qualidade está crescendo: os chocolates chamados “Premium”, que há três anos representavam apenas 1% do mercado, hoje fazem parte de 8% da produção industrial. Para adquiri-los, porém, é necessário gastar mais. “A manteiga de cacau é o que dá qualidade para o chocolate e ela é mais cara do que as gorduras vegetais”, afirma o chef Bertrand Busquet, diretor da Chocolate Academy. Os fabricantes apostam em 150 novos produtos para a data, cujos preços cobrados por diferentes estabelecimentos chegam a variar 38%. “São 900 mil pontos de venda no varejo. O consumidor tem que fazer pesquisa de preço”, afirma Ubiracy Fonseca, vice-presidente da Abicab, a associação do setor.

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