O boxeador brasileiro Robson Conceição derrotou nesta terça-feira (16) o francês Sofiane Oumiha e conquistou a medalha de ouro na categoria até 60 kg. Este é o primeiro ouro do País na modalidade em toda a história – e o terceiro do Brasil na Olimpíada Rio-2016.
O baiano Robson obteve a vitória por decisão unânime dos juízes. O combate foi amplamente favorável ao brasileiro no primeiro e no segundo round, mas se mostrou mais equilibrado no terceiro.
Nos dois primeiros terços da luta, Robson abusou da velocidade para acertar bons jabs e cruzados no francês. No segundo round, o árbitro chegou a abrir contagem quando Oumiha se apoiou no chão. No terceiro, ciente da vantagem, o baiano administrou o resultado até o gongo final soar, para delírio da torcida que lotou o Riocentro.
Aos 27 anos, Robson Conceição disputou sua terceira Olimpíada. Para a luta em casa, ele treinou em dois períodos, de segunda a sábado, alternando parte técnica e física. A rotina foi cumprida no centro de treinamento da seleção, em São Paulo, ou na academia Champion, em Salvador.
“Ele é o melhor do mundo há muito tempo”, disse o técnico da seleção, Luiz Dórea, à revista ISTOÉ 2016. O ouro no Rio mostra que Robson está definitivamente no auge.