Hill_1.jpg

 

O lendário Lotus 49 R8, modelo que levou Graham Hill ao seu segundo título na Fórmula 1, em 1968, será leiloado no próximo Festival de Goodwood, na Inglaterra, dia 27 de junho. Ele participará do leilão Bonhams com valor estimado entre R$ 2,8 e R$ 4 milhões, informou a revista inglesa Auto Express.

O Lotus 49, que usava motor Ford Cosworth, estreou na temporada de 1967, vencendo já em sua corrida de estreia, o Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort. No ano seguinte, Hill conquistaria o título mundial. O Lotus 49 também ficou famoso por introduzir o patrocínio na Fórmula 1, pelas cores dos cigarros Gold Leaf. O chassi 49 R8 foi um dos 12 carros que fazem parte do arsenal da Gold Leaf Team Lotus. O carro – uma das invenções de Colin Chapman – também ficou famoso por utilizar altíssimos aerofólios, que acabaram sendo proibidos pela FIA, por causa da segurança. O Lotus 49 era equipado com o fantástico motor Ford Cosworth DFV V8 de 3,0 litros, que tinha entre 400 e 500 cv de potência.

O modelo que vai a leilão foi vendido em 1970 para Dave Charlton, que venceu com ele os dois primeiros de seus seis títulos consecutivos no Campeonato Sul-Africano de Fórmula 1 (sim, isso existia!). Em 1972, o Lotus 49 R8 foi adquirido em más condições pelo australiano John Dawson-Damer, que restaurou o carro à sua condição atual.

Quem dá mais?

Lotus1.jpg

Lotus2.jpg