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Nada como começar 2014 com uma avaliação do novíssimo Audi A3 Sedan. Ele chega em março e somente uns 100 privilegiados poderão comprá-lo nesta primeira temporada. Rodei duas vezes com o S3 Sedan nas ruas e arredores de Mônaco, bem como nas estradinhas de montanha da linda Cote D’Azur, na França, e definitivamente não concordo com a afirmação de um engenheiro da Audi de que “o S3 é um esportivo light”. Bem, pode até ser “light” se comparado aos carros da linha RS, mas com 300 cavalos o S3 Sedan certamente será um dos esportivos mais cobiçados do mercado brasileiro.

O novo Audi S3 Sedan é derivado do A3 Sedan, que será produzido na fábrica da Audi em São José dos Pinhais (PR). Seu motor 2.0 TSFI (turbo com injeção direta de gasolina) desenvolve 300 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Esse “coração” premiadíssimo na Europa transforma o sedã da família A3 num foguetinho, capaz de acelerar de 0-100 km/h em 4,9 segundos e atingir 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). Como o torque está disponível entre 1.800 e 5.500 rpm, mesmo em baixas rotações ele responde com rapidez às solicitações do acelerador. O carro fascina. Até o ronco do motor faz parte do “pacote” que deixa o motorista com aquela sensação de poder perante os outros carros. Rodando em velocidade moderada (uns 120 km/h) a 5.000 giros, uma fincada de pé no acelerador faz o ponteiro do conta-giros pular para 4.000 rpm e o marcador do boost encher a pequena tela situada na parte inferior do quadro de instrumentos. O carro se transforma e, enquanto vê o ponteiro ir a 6.000 ou 7.000 giros, você passa a ter nas mãos um sedã capaz de deixar muitos carrões para trás, pois é muito leve. E a direção é muito precisa, tornando a tocada nas pirambeiras de Mônaco um tanto perigosas – uma de suas vítimas foi a princesa Grace Kelly, de Mônaco.

E isso é interessante porque o visual do S3 Sedan é bem discreto pelo que ele oferece. É um carro que você pode dirigir devagar, num trânsito pesado, mas que não nega fogo quando é chamado para acelerar. Mais que isso, ele também tem uma tremenda capacidade de fazer curvas. O S3 Sedan vem de série com rodas aro 18 e pneus 225/40, mas opcionalmente pode ser equipado com rodas de 19 polegadas. Ele tem a carroceria rebaixada em 25 milímetros, motor transversal inclinado em 12 graus (para melhorar a distribuição de peso, que é de 59% na dianteira e 41% na traseira), suspensões independentes, direção precisa, tração integral Quattro e câmbio S tronic de seis velocidades com dupla embreagem.

A Audi deve importar 100 unidades/ano do S3 Sedan, que ainda não tem o preço definido. O fabricante alemão diz que não considera o Mercedes-Benz CLA 45 AMG (360 cv) como concorrente direto. Bem, na Europa pode ser, mas no Brasil eles devem competir sim. Por ser menos potente e menos radical, o S3 Sedan deve custar abaixo de R$ 250.000, enquanto o CLA 45 AMG está estimado em R$ 280.000.

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