Cultura

Facebook veta projetos de arte que mostram partes do corpo de maneira “explícita”

Gal Oppido teve o perfil suspenso por publicar imagens que revelam partes do corpo como mamilos, que rastreador automático da rede social decodifica como conteúdo impróprio

Facebook veta projetos de arte que mostram partes do corpo de maneira “explícita”

Com quase 40 anos de carreira, Marcos Aurélio Oppido, o Gal Oppido, é hoje um dos mais reconhecidos fotógrafos de arte do Brasil. Sua série mais recente, “Cross” – didicada ao corpo e realizada com a participação de atores e bailarinos – vem sendo desenvolvida, acompanhada e discutida nos últimos meses pelas redes sociais. Na última semana de janeiro, porém, seu perfil no Instagram, aplicativo gratuito que permite colocar filtros em fotos e compartilhá-las em sites, foi suspenso e, com ele uma galeria de 10 mil imagens.

berna-reale.jpg

A razão da suspensão foi a identificação do que o Facebook contou à Istoé se tratar de nudez explícita. “Mamilos são sim uma possibilidade de veto”, explica Camila Fusco, diretora de comunicação da sede brasileira do Facebook, empresa dona do Istagram. A diretora diz que a rede proíbe esse tipo de aparição nas páginas de todos os seus usuários. E usa para isso um rastreamento automático, um sistema que identifica as partes do corpo proibidas e reporta instantaneamente para a área responsável pelas suspensões. “Trata-se de uma leitura computadorizada: cada um dos órgãos sexuais corresponde a um código que avisa imediatamente sua presença na rede” A partir daí, as ações podem variar de uma tarja com a logomarca da firma de Mark Zuckerberg sobre as partes proibidas ou a suspensão do perfil. Por esse sistema, estão proibidos de entrar imagens, como os afrescos de Michelangelo para o teto da Capela Sistina, que mantém os seios de Eva criados pelo pintor renascentista? “Não. As imagens de Michelangelo e Da Vinci são exceções”, afirma Camila Fusco. Já a célebre pintura “ A Origem do Mundo”, de Gustave Courbet não é. O artista dinamarquês Frode Steinicke teve seu perfil suspenso por publicar uma reprodução da tela, retrato de uma vagina do pintor realista que já pertenceu ao psicanalista Jacques Lacan e é hoje uma das obras de arte mais visitadas do Museu D’Orsay, em Paris. E quando aos decotes e corpos como pouquíssima roupa, como biquínis e calcinhas estilo fio dental, em imagens de contexto claramente erótico? “Isso entra num campo subjetivo, não temos como identificar de maneira objetiva.” Outra forma de identificação de conteúdo impróprio é a denúncia de outros usuários, que têm sempre sua identidade preservada. Não existe, segundo a diretora, nenhum veto para conteúdo escrito.

chamada.jpg

O Facebook tem hoje no mundo 1,2 bilhão de usuários; 83 milhões no Brasil, dos quais 52 entram na rede por dia, invariavelmente olhando e muitas vezes postando imagens de toda a natureza. Mas se por um lado, “todo lugar tem suas regras”, a rede social só existe e tem a importância que alcançou graças ao conteúdo postados por seus usuários. Somos nós, 83 milhões de brasileiros, que construímos o que hoje a empresa se refere como Facebook Brasil. A constituição brasileira de 1988, em vigor, garante no artigo 220: “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou meios não sofrerá restrição, observando o disposto nesta Constituição”. Oppido afirma que não recebeu nenhum tipo de justificativa pela suspensão de seu perfil, e que diante do apoio de centenas de profissionais conseguiu rapidamente ser liberado. “O apoio e os compartilhamentos não interferem em nada nos vetos, para o bem e para o mal”, afirma Camila Fusco. “E apesar no conteúdo artístico, a nudez explícita continuará sendo vetada pelo Facebook.”


+ Rapper implanta diamante de R$ 128 milhões no rosto
+ PR: Jovem desaparecida é encontrada morta; namorado confessa crime
+ Galo bota ovos e surpreende moradores de Santa Catarina

Saiba mais
http://www.mutualart.com/OpenArticle/Censoring-the-Art-World/4BE22827C0C27CC3

Veja também

+ Aprenda a preparar o delicioso espaguete a carbonara
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ Cientistas desvendam mistério das crateras gigantes da Sibéria
+ Sexo: saiba qual é a melhor posição de acordo com o seu signo
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Cataratas do Niágara congelam e as imagens são incríveis
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Editora estreia com o romance La Cucina, uma aventura gastronômia e erótica